domingo, 22 de abril de 2018

Violeta e Índigo Descobrem Klimt (Isabel Zambujal e Gonçalo Viana)

O Índigo tem um dom especial. Basta uma pincelada sua que se assemelhe a um quadro famoso e, na companhia da sua amiga Violeta, é projectado para a vida do grande pintor que criou essa obra. Desta vez, a inspiração leva-os à vida e aos quadros de Klimt. E há muito para descobrir, como sempre.
Misturando uma aventura cativante, uma boa base de informação para aprender e algumas actividades divertidas, este livro vem confirmar a impressão de que esta colecção é um belo ponto de partida para incentivar os mais novos a descobrir a arte. Não é um livro extenso e, escusado será dizer que certamente a vida do autor justificaria um livro bastante maior, mas é uma boa base e abre caminho à curiosidade em saber mais. Além disso, ao acrescentar à vida do pintor a pequena aventura de Índigo e Violeta, cria-se uma agradável sensação de descoberta comum, como se quem lê estivesse a acompanhar os protagonistas na sua breve e interessante aprendizagem.
Ora, sendo um livro infantil e um livro sobre um pintor famoso, não é propriamente uma surpresa que as imagens sejam tão importantes como o texto em si. Primeiro, a cor desperta curiosidade. Depois, a mesma dualidade entre a história de Klimt e a história dos dois amigos que se manifesta no texto vê-se também nas imagens, com a presença de várias obras do pintor a contrastar com o traçado cativante que ilustra o percurso de Violeta e Índigo. Além de que, claro, as imagens complementam na perfeição o texto, tornando tudo mais nítido e mais colorido.
E depois há o outro aspecto que também parece ser característico desta colecção, que é o acrescentar à história um breve conjunto de actividades que, além de reforçarem a atenção (pois há um pequeno questionário no final do livro) criam uma maior interactividade, tornando ainda mais divertida e agradável a experiência da descoberta.
Fica, por isso, a impressão de um livro simples e agradável e de uma bela forma de despertar desde cedo o interesse pela pintura e pelos grandes pintores. Bonito, colorido e cativante, uma boa leitura.

Título: Violeta e Índigo Descobrem Klimt
Autores: Isabel Zambujal e Gonçalo Viana
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário