terça-feira, 24 de abril de 2018

O Assassínio de Cinderela (Mary Higgins Clark e Alafair Burke)

Laurie Moran sabe como ninguém que o sucesso pode ser fugaz e, apesar do êxito do primeiro episódio do seu programa, Sob Suspeita, esse sucesso só durará se encontrar um novo caso à altura. E parece tê-lo encontrado. Susan Dempsey foi morta na noite em que devia ter ido a uma audição em casa de um realizador que viria a tornar-se famoso - e, vinte anos passados, o culpado nunca foi encontrado. A premissa do programa - entrevistar os possíveis suspeitos, obter nova informação, quiçá, até, contribuir para a resolução do caso - encaixa que nem uma luva naquela história. Mas a verdade é que há muitos segredos em torno da morte de Susan Dempsey - e há quem queira que eles não venham à superfície. Laurie está empenhada na descoberta da verdade - mas não está a colocar-se, bem como à sua equipa e à sua família, na mira de um assassino?
Talvez, em parte, por várias das personagens serem já figuras conhecidas (a história de Laurie vem do livro O Azul dos Teus Olhos), mas também devido à forma como a história é contada, num estilo directo e que acompanha os passos das diferentes personagens, há algo neste livro que vicia às primeiras linhas. É fácil entrar no ritmo da narrativa e, à medida que as revelações vão surgindo e os perigos se tornam mais evidentes, é irresistível a vontade de ler mais um capítulo - ou vários - só para saber o que acontece a seguir.
Basta o enredo, pois, para garantir uma leitura praticamente compulsiva, com as suas surpresas e reviravoltas e um crescendo de intensidade que culmina num final particularmente forte. Mas há ainda um outro aspecto que reforça ainda mais este impacto: a construção e o desenvolvimento das personagens. No caso das já conhecidas, cativa principalmente a evolução nas relações, o crescimento (principalmente de Timmy) e a forma como o passado parece funcionar como motivador, no caso de Laurie. Nas novas personagens, surpreende a diversidade de motivações, os segredos e mistérios e a forma como estes moldam a evolução do enredo e, principalmente, a capacidade de - tal como no programa de Laurie, aliás - revelar complexidades insuspeitas sob a imagem inicial do cliché.
Há ainda alguns elementos de contexto que, ainda que desenvolvidos apenas na medida em que servem o cenário global, acrescentam novas perspectivas à história. A existência de uma igreja com segredos a esconder, por um lado, e a de uma empresa cujas origens parecem ser um pouco dúbias, acrescentam possibilidades a um caso já cheio de mistérios. E também isto contribui para alimentar a tal necessidade de respostas que vem reforçar o impacto das revelações finais.
Trata-se, portanto, de um livro que, reconstruindo um caso do passado e trazendo de volta personagens de uma história anterior, reforça o potencial de uma série que tem tudo - mas mesmo tudo - para cativar. Intenso, surpreendente e cheio de revelações, um livro viciante e uma série para continuar a acompanhar. Recomendo.

Autoras: Mary Higgins Clark e Alafair Burke
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário