quarta-feira, 4 de abril de 2018

Encontrei-te nas Páginas de um Livro (Xavier Bosch)

Gina perdeu a mãe quando tinha oito anos e por isso sente que nunca a conheceu verdadeiramente. Mas as respostas estão mais perto do que imagina - e são muito mais fascinantes do que seria de esperar. Durante quatro dias, Paulina Homs viveu a história de amor da sua vida... e depois voltou para a vida estável que tinha à sua espera. Mas a marca perdurou em gestos e cartas. E, quando parte em busca de respostas, Gina descobre que o amor é capaz de muito mais do que julgava...
Oscilando entre diferentes momentos no tempo e, inevitavelmente, diferentes perspectivas, este é um livro que parte de um ritmo algo pausado, parte de uma estranhamente intrigante mistura de descrição de introspecção, para depois se entranhar aos poucos na mente do leitor. Primeiro surge Gina e só depois a história de amor do passado. E esta viagem de Gina ao passado da mãe transpõe-se para o leitor, despertando a mesma sensação de descoberta e as mesmas surpresas. O resultado é que o que começa por ser apenas intrigante vai crescendo em intensidade para culminar num final belo e emotivo.
No cerne da narrativa está a relação de Paulina e Jean-Pierre, mas a história não se limita aos dois. No futuro, há Gina e as suas relações, Biel, Mark. No passado, há Anouk. E todas estas histórias aparentemente secundárias acrescentam algo mais ao enredo. Fica, por isso, uma certa curiosidade insatisfeita quando alguns destes elementos passam para um discreto segundo plano com o desvendar das respostas principais. Ainda assim, faz também algum sentido que assim seja, como que evocando um amor que tudo ofusca.
Há ainda um outro aspecto que importa destacar neste livro. A alma da história pode ser o amor de Paulina e Jean-Pierre, mas há uma paixão partilhada em que todos os bibliófilos facilmente se reconhecerão. Ao longo da história, Paulina e Jean-Pierre visitam algumas das mais belas livrarias do mundo e a forma como estas são descritas... bem, também é uma forma de amor, não é? E se forem, como eu, apaixonados pelos livros, fazer esta viagem em específico através das páginas de um livro é algo de simplesmente mágico.
Diz Jean-Pierre algures no livro que "temos as palavras que merecemos". E neste livro são muitas as palavras memoráveis. As cartas de Jean-Pierre, a forma como o autor descreve os momentos mais introspectivos das personagens, a visão que têm do mundo e do amor e... bem, dos livros... em tudo isto há momentos de uma beleza fascinante, frases que falam directamente ao coração. E isto é mais do que suficiente para compensar o tal ritmo pausado do início e até mesmo as perguntas que ficam sem resposta.
Há uma estranha magia que acontece quando abrimos um livro e lá dentro encontramos um bocadinho de nós. Para os apaixonados dos livros e das livrarias, é, sem dúvida alguma, o que acontece aqui. Cativante, emotivo e com vários momentos belíssimos, uma história marcante. E um livro em cujas páginas há muito de bom para encontrar...

Autor: Xavier Bosch
Origem: Recebido para crítica

Para mais informações sobre o livro Encontrei-te nas Páginas de um Livro, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário