segunda-feira, 26 de março de 2018

25 Gramas de Felicidade (Massimo Vacchetta e Antonella Tomaselli)

Tudo começou com Ninna, um pequeno ouriço de apenas 25 gramas e que precisava de cuidados constantes para sobreviver. Massimo, médico veterinário, conheceu-a no consultório de um colega e foi amor - e dedicação - à primeira vista. Mas os ouriços são animais selvagens, pelo que, além de exigirem cuidados diferentes de um cão ou de um gato, o seu lugar quando saudáveis é na natureza e em liberdade. Por isso Ninna, por mais especial que fosse a relação de afecto entre ouriço e veterinário, teria sempre de ser uma companhia a prazo. Ainda assim, a sua passagem mudaria a vida de Massimo... e é isso que nos é contado neste livro.
Um dos aspectos mais cativantes deste livro - bem, fora os ouriços, claro, que bastam para fazer desta história um poço de ternura - é a facilidade com que Massimo consegue falar dos seus sentimentos e da sua vida pessoal para lá da experiência que tem com os ouriços. As memórias de infância e as motivações que o levaram a escolher a profissão de médico veterinário, a vida familiar e amorosa, as amizades e as muitas alegrias e angústias que elas trazem, tudo isto faz parte do que moldou as escolhas de Massimo. E, ao complementar a história dos seus ouriços com a sua própria história, o autor apresenta-nos um registo muito mais íntimo e pessoal da sua experiência - o que, claro, torna a leitura muito mais emotiva.
Depois há os ouriços, claro, e daqui emerge também uma muito interessante componente didáctica. A chegada de Ninna marca o início de um processo de aprendizagem: sobre os cuidados necessários, os perigos, as dificuldades, até mesmo alguma burocracia. E esse percurso é feito também ao longo desta leitura que, além de enternecer com os momentos mais ternurentos e inesperados, marca também pela relevância do conhecimento transmitido e até de algumas questões pertinentes - sobre o equilíbrio na natureza, principalmente - que evoca.
É de uma história pessoal que se trata e de um caminho com muitas chegadas e partidas, o que torna natural a sensação de curiosidade que fica sobre o que terá acontecido depois, não só aos ouriços que partiram do centro, mas também às pessoas que nos são dadas a conhecer. Mas fica principalmente a sensação de se ter aprendido algo, não só sobre os cuidados a ter com uma cria de ouriço, mas principalmente sobre como, às vezes, é das criaturas mais inocentes do mundo que vêm as mais importantes lições de vida. Porque é disso que se trata: de uma lição de vida e de valores.
Não é só uma história de ouriços - ainda que os ouriços façam parte do que a torna tão terna. É, sim, uma história de dedicação e de amor, e da estranha magia que acontece quando damos vida aos nossos sonhos. Bonita, cativante e com muito bom material para reflexão, uma belíssima história - e uma bonita lição de vida. Gostei.

Autores: Massimo Vacchetta e Antonella Tomaselli
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário