terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Meu Gato, Meu Cão: O Adeus (Dr. Frantz Cappé)

Ter um animal de estimação é uma vida de afectos, de alegrias e de amor incondicional, associados, naturalmente, a responsabilidades e cuidados, mas que se tornam apenas naturais face a tão forte relação de amor. Mas, quiseram as leis da natureza que a vida da maioria dos animais de estimação fosse muito mais breve que a dos humanos - e, assim sendo, é importante estar preparado para a perda e para o luto que inevitavelmente se segue. Porque, por mais que os que não entendem digam que "era só um cão", a verdade é que há um luto a fazer. É desse luto - e das possíveis formas de lidar com ele - que trata este pequeno, mas relevante livro.
Escrito por um médico veterinário e pensado para todos aqueles que gostam de animais (embora haja alguns aspectos especificamente dedicados aos colegas de profissão), uma das coisas que este livro tem de mais relevante é, mais do que os conselhos ou orientações que dá, o facto de transmitir uma compreensão quase imediata. Será o autor o último a dizer que é "só um cão" e o facto de haver tanta compreensão na forma como este livro está escrito faz com que se crie uma quase imediata impressão de proximidade, pois os tais conselhos e orientações práticas vêm de alguém que compreende.
Quanto à parte prática em si - que é, afinal, o essencial do livro - sobressaem dois aspectos: primeiro, o facto de algumas questões serem (pelo menos, para quem gosta de animais) coisas do senso comum, mas que, ditas por alguém com o necessário distanciamento, ficarem mais vincadas no pensamento; e, segundo, o facto de, entre estes aspectos aparentemente mais óbvios e as questões mais específicas, se construir um equilíbrio simples e esclarecedor que permite ver o todo de uma forma mais clara.
Haveria mais a dizer sobre o tema? Claro, há sempre, até porque casos como os que o autor dá como exemplo, haveria certamente muitos mais. Mas a ideia essencial está lá e, subjacente a ela, uma visão mais lúcida e ponderada do que é, acima de tudo, um tema emocional. Lidar com a perda de um animal não é tão simples nem instantâneo como alguns poderão pensar, e as ideias apresentadas neste livro - as óbvias e as que, à primeira vista, não viriam ao pensamento - ajudam bastante nesse processo. E, claro, o livro pode estar construído com base na realidade francesa, mas a maioria dos pontos são comuns - e, nos que não são, as notas da tradução ajudam a esclarecer.
Não são precisos conhecimentos de veterinária para assimilar as ideias deste livro - muito pelo contrário. Basta o tal amor. E, no fim, é isto que fica na memória: a impressão de uma leitura breve, mas muito útil e esclarecedora, para lidar com um tema que nunca poderá deixar de ser sensível. Muito interessante. 

Título: Meu Gato, Meu Cão: O Adeus
Autor: Dr. Frantz Cappé
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário