sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Fangirl (Rainbow Rowell)

Cath sempre achou que tinha tudo o que precisava - a irmã gémea e o fascínio partilhado entre ambas pelos livros do Simon Snow. Fascínio esse que a tornou quase que famosa no seio dos fãs, pois a sua fan fiction tem dezenas de milhares de leitores. Mas agora a vida de Cath vai mudar. Cath e Wren entraram para a universidade e Wren quer agora explorar a vida por sua conta e partilhar o quarto com outra pessoa. Por isso, Cath tem de aprender a viver com a distância e com os novos desafios, ao mesmo tempo que continua a escrever a sua quase famosa fan fiction. Só que a vida tem a mania de se meter no caminho e as amizades relutantes acabam por lhe trazer... algo mais. Mas será que Cath tem espaço suficiente no seu coração?
Um dos aspectos mais interessantes desta história é que, apesar de se centrar maioritariamente em Cath e nos seus dilemas - que, se olharmos com atenção, não são assim tão diferentes dos da maioria das pessoas - consegue expandir-se para toda uma variedade de questões e de temas sem nunca  perder de vista a importância de nenhum deles. Há o crescimento e a saída de casa, com todos os problemas que a distância pode trazer. Há a dificuldade em fazer novos amigos e "sair da casca" quando estar num sítio novo já é tão assustador. Há a complexidade das relações familiares, as infinitas possibilidades dos livros enquanto refúgio e salvação, a descoberta do primeiro amor, a... bem, não posso contar tudo, pois não? Mas o interessante é mesmo que a autora consegue conjugar todos estes aspectos - e mais uns quantos - sem que a história se torne confusa ou fragmentária. Muito pelo contrário, aliás. É incrivelmente fácil entrar no ritmo do livro.
Claro que isto vive muito do ritmo de um enredo em que há sempre alguma coisa a acontecer e um variado espectro emocional - que oscila entre os momentos deliciosamente divertidos, os picos de emoção estranhamente comoventes e todos os graus intermédios do espectro. Mas a alma da história está nas personagens e no facto aparentemente muito simples de não haver ninguém neste livro que seja sempre perfeito. Sim, cada personagem tem as suas qualidades e são essas as primeiras a despertar interesse. Mas é o facto de serem falíveis e vulneráveis que faz com que cada novo desenvolvimento deixe a sua marca... e que até o que é deixado por dizer (sobre o que acontece depois) faça todo o sentido.
E depois há o Simon Snow e todo o mundo criado em torno deste mago ficcional a fazer lembrar um quase Harry Potter com uma identidade algo distinta. Um mundo que, este sim, é desenvolvido de forma fragmentária, mas que complementa na perfeição a realidade de Cath e companhia... ao mesmo tempo que desperta a curiosidade em saber mais sobre esta tão curiosa história de amor e de magia.
A soma de tudo isto é, para mim, o melhor livro que li desta autora até agora. Uma história divertida, intrigante e comovente em todos os momentos certos, onde dois mundos se conjugam de uma forma... bem, mágica, para realçar os problemas e as descobertas que definem, afinal, o ritmo do crescimento. Cativante, intenso e cheio de surpresas... muito bom. 

Título: Fangirl
Autora: Rainbow Rowell
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário