quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Se Conhecessem a Minha Irmã... (Michelle Adams)

Irini foi entregue à tia para que esta a criasse. Elle ficou com os pais. E Irini nunca soube ao certo o porquê da rejeição. Agora, a mãe morreu e uma inesperada chamada de Elle - de quem Irini passou os últimos anos a fugir - traz consigo o velho medo e uma nova esperança de descobrir a verdade. Mas, de regresso a casa para o funeral da mãe, Irini dá consigo perante novas perguntas e presa no mesmo círculo de amor e ódio que sempre a prendeu à irmã. Há algo de sombrio em Elle e Irini sabe isso como ninguém. Mas, quando a verdade finalmente vier à tona, nada voltará a ser o mesmo...
Narrado na primeira pessoa pela voz de Irini e acompanhando do mesmo modo o seu regresso e as suas dúvidas, a primeira coisa a prender neste livro é a intensa aura de mistério que surge logo das primeiras páginas. Elle e Irini podem ter sido separadas, mas cedo se torna claro que têm algo em comum. E este mistério - do porquê da separação, mas também de tudo o que as uniu e voltou a separar depois disto - desperta de imediato uma forte curiosidade em saber mais. Sobre o passado e sobre o que acontece a seguir.
Claro que este mistério é a raiz de toda a narrativa e há muitos momentos intensos, situações tensas e grandes revelações à espera ao longo do percurso. Mas o mais impressionante - e há, ao longo do enredo, vários momentos de grande impacto - vem mais das personagens que propriamente do enredo. Seria, talvez, fácil cair na tentação da irmã boazinha e da irmã malévola, mas o que acontece neste livro é algo de muito mais complexo. Elle tem sérios problemas - e o que a move, o que faz, o tipo de jogos a que se entrega - faz dela uma personagem perfeitamente adequada a um papel de vilã. E Irini, com o seu papel de rejeitada pelos pais, a sua vida distante, mas relativamente calma, tanto podia ser a vítima como a heroína (ou um pouco de ambas). Só que a verdade é sempre mais complexa - e é isso mesmo que a torna fascinante. Há medida que mais é revelado sobre as personagens, a distância que separa as duas irmãs é atenuada pelo que têm em comum. E, numa história com tanto de complexo e de sinuoso, o facto de as protagonistas serem também complexas e ambíguas só vem acrescentar valor.
E depois há o factor surpresa. Desde o início que há um mistério a desvendar e explicações que é preciso dar. O que não é propriamente expectável é a forma que essas respostas tomam no decorrer da narrativa e, principalmente, os meandros e ambiguidades subjacentes a essas respostas. Aliás, nem tudo tem uma resposta explícita. Mas, entre as verdades reveladas e o muito que fica implícito, a verdade é que tudo culmina numa resolução final tão intensa como adequada - em que os verdadeiros papéis de cada um ficam bem claros... bem como o facto de haver mais vida para lá desses papéis.
Intenso, tortuoso e sempre intrigante, trata-se, portanto, de um livro que prende desde as primeiras páginas e não deixa de surpreender até ao fim. Uma história onde ninguém é o que parece - e muito menos o passado é tão simples como os factos parecem insinuar. Recomendo. 

Título: Se Conhecessem a Minha Irmã...
Autora: Michelle Adams
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário