segunda-feira, 17 de julho de 2017

Inteligência Emocional 2.0 (Travis Bradberry e Jean Greaves)

Num mundo em que o stress parece ser cada vez mais uma constante e os ritmos da vida são cada vez mais acelerados, nem sempre é fácil lidar com as emoções. E, contudo, a capacidade de as entender em gerir, no próprio e nos outros, parece ser uma parte essencial do sucesso pessoal e profissional de uma pessoa. É essa, pelo menos, a ideia sobre a qual assenta o conceito de inteligência emocional e também o tema deste livro, que, através de um conjunto de estratégias aparentemente simples - e evidentemente úteis - pretende orientar o leitor sobre as formas de aumentar o seu Quociente Emocional. E, se é esse o objectivo - explicar e orientar no sentido de uma melhor aplicação da inteligência emocional - então, ao que tudo indica, missão cumprida.
Apesar de se centrar mais nas estratégias de melhoramento do que nos conceitos e teorias propriamente ditos, é bastante fácil assimilar as bases deste livro, tenham-se ou não conhecimentos prévios acerca do que é - e de como funciona - a inteligência emocional. E este é também um dos principais pontos fortes deste livro, pois é muito fácil assimilar o essencial dos conceitos, sem nunca perder de vista o objectivo de melhoria que parece ser a sua base. E, claro, a informação essencial está lá, não só na introdução sucinta e esclarecedora, mas também no desenvolvimento das várias estratégias que vão sendo sugeridas ao leitor. No fim, fica-se com uma ideia bastante mais clara e com alguns conselhos muito pertinentes a seguir.
Também bastante relevante é a estrutura do livro que, apesar de organizado segundo um método específico, é também de fácil consulta caso se procure, por exemplo, uma das competências específicas da inteligência emocional, ou caso se pretenda regressar, numa segunda ou terceira leitura, ao ponto que mais precisa de melhoramento. É fácil regressar a algo que se pretende relembrar, reencontrar uma ideia que se deseje rever ou, se se estiver a seguir o método como um todo, encontrar, após o trabalho numa primeira competência, o ponto que se pretende explorar a seguir. 
O que me leva ao método e às muitas estratégias que o constituem. Claro que, neste tipo de livro, é sempre inevitável uma certa sensação - pelo menos num primeiro contacto - de que, em teoria, é tudo muito interessante, mas que, na prática, nunca será assim tão simples. Mas a verdade é que isso está implícito em todo o texto: não será simples. E, independentemente dos pontos de vista discordantes ou de se querer ou não seguir o método na globalidade, há em todas estas estratégias algo de relevante a considerar. E isso pode ser algo tão simples como um aviso (aparentemente óbvio) para prestar mais atenção às emoções. Tão simples que nunca pensámos realmente nisso, talvez.
Acessível, esclarecedor e de leitura agradável, trata-se, portanto, de um bom livro para descobrir como funciona, afinal, a inteligência emocional e de que formas aplicar este conhecimento no sentido de uma vida melhor e mais equilibrada. Muito interessante.

Título: Inteligência Emocional 2.0
Autores: Travis Bradberry e Jean Greaves
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário