terça-feira, 11 de julho de 2017

A Incrível História Secreta da Língua Portuguesa (Marco Neves)

Quantas vezes já não ouvimos dizer que as pessoas de uma certa região não falam português "como deve ser"? Ou referir um regionalismo qualquer como um atentado à língua de Camões? Mas, se pensarmos bem, será que o português de Camões e o português dos dias de hoje eram exactamente iguais? E se recuarmos mais no tempo? As diferenças serão decerto cada vez maiores. Pois bem. Recuemos no tempo. E, acompanhando a antiga e ilustre família dos Contreiras, imaginemos as origens da língua muito para lá do primeiro documento escrito. Talvez cheguemos ao fim com uma visão diferente...
Todos sabemos que há uma magia especial no acto de contar histórias - seja para entreter, para perpetuar a memória de um acontecimento ou para ensinar de forma mais clara alguma coisa. Pois bem, é precisamente este último o caso deste livro, que, a partir de uns quantos episódios imaginados, consegue traçar, de forma bastante precisa, o que terá sido a linha geral da evolução da língua portuguesa. Havia outras maneiras de explicar? Provavelmente. Mas não consigo pensar em nenhuma mais divertida e cativante do que esta. E este é o primeiro dos vários pontos fortes deste livro: a capacidade de transmitir conhecimento de uma forma cativante e de fácil compreensão.
Depois, claro, há as histórias em si, que, além de servirem o objectivo de contar essa outra história mais vasta - a tal história secreta da língua portuguesa - são, em si mesmas, muito interessantes. É particularmente agradável imaginar esta grande família de Contreiras a perdurar ao longo dos séculos, crescendo e desenvolvendo-se ao ritmo da própria língua. E são muitos os episódios cativantes nestas histórias, desde o romano que aprende a falar celta a uma conversa entre grandes escritores sobre as maravilhas do progresso.
E há ainda uma outra história (além da da língua) a unir todas as histórias: a de Sara, inventora de todos os episódios contados no livro e ela própria defensora de uma língua que precisa tanto de normas como de liberdade. É nesta história que todos os elos se fundem, havendo ainda espaço para um pequeno momento de suspense. E isto, aliado ao tema comum que une tudo o resto, faz deste livro uma unidade coesa: história feita de histórias que são também uma lição.
Não é um romance, mas lê-se como se fosse. Tem muito para ensinar, mas o tom é tudo menos professoral. E, ainda que as histórias que contém não sejam propriamente momentos da história real, há, ainda assim, uma realidade muito clara neste livro: a língua é algo de vivo, que nasce, cresce e evolui. É esta a lição subjacente a todas estas histórias e a forma como é passada é memorável. E divertida, não esqueçamos. Muito, muito divertida.

Título: A Incrível História Secreta da Língua Portuguesa
Autor: Marco Neves
Origem: Recebido para crítica

1 comentário: