terça-feira, 9 de maio de 2017

A Prova dos Anjos (Ptolemy Tompkins e Tyler Beddoes)

Enquanto polícia experiente, Tyler Beddoes teve de lidar com muitos casos difíceis e marcantes - mas nenhum tão surpreendente como o resgate da bebé Lily, que, após um acidente de viação em que a mãe teve morte imediata, ficou durante horas presa num carro em pleno rio. O caso em si tinha contornos milagrosos, mas o mais impressionante, pelo menos para os intervenientes na operação de salvamento, foi a voz que ouviram vinda do interior do carro - onde a única ocupante viva era precisamente Lily. E é este o ponto de partida para este livro em que, através de várias histórias e múltiplas referências, Ptolemy Tompkins traça uma ideia bastante ampla do conhecimento (e da crença) dos anjos no mundo real. 
Começando pelo ponto mais complexo deste livro: falar numa prova da existência dos anjos sugere à partida a promessa de factos incontestáveis. Ou não? O facto é que o autor parece ter um conhecimento bastante claro de que usar a palavra prova em contexto de espiritualidade não é assim tão fácil de justificar e que os cépticos dificilmente mudarão de ideias ante os factos que apresenta. Mas o mais interessante neste livro é que, mais do que afirmar convicções inabaláveis (ainda que elas estejam lá também), o autor traça um percurso de conhecimento que abarca crenças religiosas, mitologias, histórias e relatos de figuras vindas de vários contextos e, sim, também a sua convicção pessoal. E o resultado é um livro capaz de cativar tanto crentes como não crentes, já que, mesmo para um simples curioso, as teorias que apresenta têm muito de interessante.
Depois, há o outro lado do livro: a história de Tyler Beddoes. História essa que não se cinge ao salvamento que serviu de ponto de partida para este livro, mas que relata também outros casos particulares e, acima de tudo, traça um retrato muito interessante do seu percurso enquanto polícia. E esse bastaria para cativar, independentemente da presença (ou crença) nos anjos ao longo da sua vida, pois há muito de pertinente nas suas experiências, tenham estas a ver com os seus casos mais sinistros ou com a simples percepção de como o mundo está a mudar.
E é interessante a forma como estas duas facetas do livro se conjugam, alternando entre a perspectiva pessoal de quem viveu as coisas e as várias perspectivas e explicações possíveis. Perspectivas que nunca seguem pelo caminho fácil, mas que tentam apresentar todas as possibilidades, agradáveis e desagradáveis, de modo a transmitir uma visão mais ampla e mais completa do que é a presença dos anjos (ou a fé nessa presença) ao longo dos tempos.
A impressão que fica é, portanto, a de um livro interessante e agradável de ler, tanto para crentes como para não crentes. Prova a existência dos anjos? Bem, num sentido científico, pelo menos, não se pode dizer que o faça. Ainda assim, apresenta vários argumentos interessantes e várias histórias marcantes sobre o tema. E isso basta para que a leitura valha a pena. 

Título: A Prova dos Anjos
Autores: Ptolemy Tompkins e Tyler Beddoes
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário