segunda-feira, 13 de março de 2017

Os Dias em que Portugal foi Feliz (Elizabete Agostinho)

Do nascimento do reino de Portugal à restauração da independência, passando pelas grandes batalhas e revoluções. Dos pontos altos da cultura - do cinema, da música, da literatura - e do desporto nacionais. Das pequenas e das grandes conquistas, dos grandes feitos e dos passos de uma evolução gradual. Muitos foram os dias para celebrar o orgulho de se ser português. E são esses dias que a autora congrega neste livro.
Uma das primeiras ideias que ficam ao folhear este livro é a de que, se fôssemos procurar a fundo, muitas outras efemérides mais ou menos pertinentes se poderiam incluir neste calendário de grandes datas. E, assim, ao ler o livro, fica, talvez, a evocação de alguns dias relevantes que acabaram por ficar de fora. Mas, por outro lado, e isto capta-se ao primeiro olhar, é inevitável a percepção de que alguns teriam sempre de ser excluídos - ou o livro teria de ser muito mais extenso.
Depois, começa-se a ler e logo sobressai um outro aspecto: a diversidade. Há datas de todo o tipo ao longo deste livro: momentos fulcrais da história de Portugal, grandes batalhas, revoluções, conquistas de direitos, sucessos literários, futebolísticos, cinematográficos e mais. E para cada momento, mais ou menos marcante consoante a percepção do leitor (mas, ainda assim, de importância inegável), um pequeno, mas cativante, texto a explicar, em linhas essenciais, o porquê da inclusão desse momento numa lista de felicidades. 
O que me leva a outro ponto. É verdade que muitos dos momentos evocados neste livro justificariam, talvez, uma explicação mais extensa, para compreender em pleno o seu contexto e impacto. Mas também é verdade que não é esse o objectivo do livro. Aqui, reúnem-se, acima de tudo, motivos de orgulho e alegria. E a forma como a autora os apresenta, de forma sucinta e cativante, com um toque, até, da sua perspectiva pessoal a realçar-lhes a emoção, permite ficar com uma ideia muito clara do essencial. Para o resto, há outros livros mais adequados. O objectivo, esse, cumpre-se em pleno.
A impressão que fica é, portanto, a de um livro para recordar alegrias e orgulhos passados. E também de uma leitura leve, cativante e agradável, capaz não só de fazer lembrar os grandes momentos, como também de transmitir, em poucas frases, a sua relevância actual. Sucinto, interessante e esclarecedor, um bom livro. 

Título: Os Dias em que Portugal foi Feliz
Autora: Elizabete Agostinho
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário