sexta-feira, 10 de março de 2017

Masha e o Urso - O Urso Ensina a Masha (O. Kuzovkov)

Passa o tempo, as peripécias sucedem-se... o que não muda é a traquinice da Masha. Mas, quando todos se preparam para voltar à escola, também a Masha quer aprender. E quem melhor para a ensinar que o seu amigo de sempre? O Urso sabe muitas coisas e, por isso, Masha decide que é ele a escolha certa para a ensinar. Mesmo que ele não esteja assim tão interessado.
Depois de lidas umas quantas aventuras destes dois amigos, a impressão que fica, à partida, é a de que talvez não haja muito a acrescentar, pelo menos sem contar a história. Mas, tendo isto em vista, há dois aspectos curiosos nestes pequenos livros: primeiro, as histórias nunca cansam; segundo, não deixa de ser particularmente cativante ver uma protagonista que se caracteriza pela traquinice incessante mostrar também interesse pela aprendizagem. E é isso precisamente que acontece neste livro: a Masha procura o Urso para aprender com ele. E, claro, escusado será dizer que também há muita traquinice envolvida.
Mas voltando ao primeiro ponto. As histórias nunca cansam, porque, apesar das linhas essenciais serem sempre as mesmas, também constante é a ternura destas histórias leves, simples e divertidas. E é por isso que é sempre agradável voltar a estas personagens, que, protagonistas de histórias para crianças, conseguem, ainda assim, cativar leitores como eu, que há muito deixaram a infância para trás.
E importa, ainda e sempre, referir, o aspecto visual, que, tratando-se de um livro para crianças, acaba por ser tão importante como o texto em si. Mais uma vez, texto e imagem complementam-se na perfeição, o que, sendo estas duas histórias particularmente imaginativas dentro do universo das histórias da Masha, acaba por fazer sobressair alguns momentos bastante surpreendentes. 
Da soma das partes, fica a ideia do costume: uma história leve e divertida, contada de forma simples e sempre cativante. E uma boa leitura, para os mais novos e não só. 

Título: Masha e o Urso - O Urso Ensina a Masha
Autor: O. Kuzovkov
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário