quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Masha e o Urso - Vamos à Pesca! (O. Kuzovkov)

Um dos passatempos preferidos do Urso (como, aliás, de qualquer urso que se preze) é a pesca. E tudo está preparado para mais um dia, em que o Urso espera conseguir apanhar um grande peixe. Só que esqueceu-se de contar com a Masha. Agora que o Verão chegou, Masha quer aproveitar o calor para brincar com o seu amigo Urso - quer ele queira, quer não. Traquina e irrequieta como é, é impossível fazer com que Masha esteja quieta durante muito tempo... o que significa que o dia de pesca do Urso não será tão tranquilo como ele espera. Mas será, afinal, um dia desperdiçado? Talvez não...
Mais uma aventura da Masha e do Urso e, mais uma vez, já não há muito de novo a acrescentar. As características deste livro são fundamentalmente as mesmas dos anteriores: uma história simples, leve e divertida, com ilustrações bonitas que complementam na perfeição o texto e uma aventura que, na sua simplicidade, proporciona um delicioso regresso à infância e à inocência.
O que haverá, então, mais a dizer sobre estes livros? Simples. Que, apesar de já ter passado há uns bons anos da idade do público alvo deste livro, já li umas quantas destas aventuras e ainda não me cansei. E que é sempre um prazer aproveitar um bocadinho de tempo (que consegue, às vezes, ser tão escasso) para regressar a um mundo de inocência e ficar de sorriso nos lábios com a ternura e a traquinice das histórias da Masha. 
E também que, ainda que os traços gerais sejam essencialmente os mesmos, há sempre algo de novo nesta história, seja porque as traquinices da Masha levam as personagens a uma aventura diferente, seja porque há uma pequena lição ou um laivo de bondade inerente a retirar dos acontecimentos. Assim, pode reconhecer-se a base comum na fórmula destes livros. Mas cada história é uma nova história. E há sempre algo de interessante à espreita. 
Não desiludem, portanto, estes pequenos livros que, pensados para divertir - e fazer sonhar - os mais novos, são, ainda assim, perfeitamente capazes de fazer o mesmo a leitores bem mais crescidos. Por isso, vale sempre a pena voltar a infância através destes livros. E sonhar um bocadinho mais com as travessuras da Masha. 

Título: Masha e o Urso - Vamos à Pesca!
Autor: O. Kuzovkov
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário