sábado, 17 de setembro de 2016

Ser (Francisco Lobo Faria)

Poemas para um mundo melhor... ou para uma vida melhor, pelo menos. Visões do que o mundo, a sociedade, o ser deviam ser para se tornarem mais completos, mais vivos, mais naturais. Ideais de um mundo que não é, mas que talvez devesse ser. Assim são estes poemas que, num estilo quase que de intervenção, tentam moldar o mundo a uma imagem mais positiva... ou, pelo menos, a mente de quem os lê.
Escrito numa estrutura bastante livre, ainda que com a rima bastante presente, este é um livro em que, mais que propriamente a forma, o autor parece concentrar-se no conteúdo, nas ideias que pretende transmitir. Ideias essas que, mais do que uma análise pessoal ou introspectiva, se centram essencialmente na visão que o autor tem da sociedade, das formas possíveis de moldar um mundo, uma vida, melhor. Ora, isto tem vantagens e inconvenientes. A vantagem, evidentemente, é que leva a pensar e a questionar, o que parece ser o objectivo primordial destes poemas. O inconveniente é que, numa poesia que é mais um ditar de orientações que uma expressão de emoções, cria-se, inevitavelmente, uma certa distância.
Importa dizer, porém, que, se é, de facto, esta a ideia geral que fica do todo, nem todos os poemas são assim. Alguns há que, mais voltados para o interior, menos concretos, mais filosóficos, abrem portas a uma possível identificação por parte de quem os lê. Curiosamente, é nestes também que surgem os versos mais marcantes, as frases que ficam na memória. E são, por isso, estes os mais interessantes do livro.
Quanto à estrutura, sobressai o equilíbrio entre uma poesia sem grandes regras, mas em que a rima surge frequentemente. E sobressai porque poucas vezes acontece que as limitações da rima tornem o ritmo do poema algo forçado. Há excepções, claro. Mas, no geral, a opção da rima pouco compromete a fluidez do texto. E isso acaba por ser também um aspecto agradável deste conjunto.
A impressão que fica é, portanto, a de um livro que, em forma poética, levanta, acima de tudo, questões sobre a sociedade e a vivência das pessoas enquanto tal. Breve, de leitura agradável e simples quanto baste, pode não ser o tipo de livro que exalta ou comove... mas não deixa de ser, ainda assim, uma leitura interessante. 

Título: Ser
Autor: Francisco Lobo Faria
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário