sexta-feira, 29 de abril de 2016

Jardim Secreto (Johanna Basford)

Livros de colorir para adultos. Se têm acompanhado este meu espaço nos últimos meses, já conhecem a minha relação com este género de livro: demorei a converter-me, mas fiquei fã. E, da oferta cada vez maior que tem surgido, um dos primeiros livros a chamar-me a atenção foi este Jardim Secreto. 


Porquê? Pela beleza das imagens, principalmente, e também pelas muitas possibilidades que os diferentes graus de dificuldade das várias imagens representam. Imagens que, apesar de se cingirem a um tema - como é, aliás, de esperar - nunca se tornam repetitivas ou aborrecidas, havendo sempre algo de diferente para descobrir. Sejam as pequenas criaturas escondidas nos vários "jardins", seja o ambiente quase mágico que transparece de algumas das imagens, sejam ainda os padrões que se podem construir a partir das diferentes flores de cada desenho.


Outra particularidade deste livro é o facto de não ser apenas um livro para colorir. Há várias páginas em que, ao desenho para colorir, se junta também o desafio de desenhar, acrescentando à imagem algo mais e apelando também à criatividade. Ora, algo que também não me canso de referir é que o meu talento para as artes visuais é limitado e, portanto, a parte do desenhar ficou um pouco de lado. Ainda assim, para pessoas mais confiantes ou mais talentosas nesta área, pode ser um desafio complementar muito interessante. 


Nem tudo é perfeito neste livro. Fica a impressão de que, para um livro do género, o papel ligeiramente escuro e um pouco áspero talvez não seja a escolha mais adequada. Ainda assim, não é uma dificuldade intransponível e continua a ser perfeitamente possível obter bons resultados. E o resto - as imagens bonitas e cativantes, os múltiplos graus de dificuldade que podemos encontrar neste livro, a diversidade de desenhos e de desafios que estes nos apresentam - compensa esta fragilidade.


E, assim sendo, acaba por ser mais um livro a contribuir para a minha total conversão a esta nova aventura dos livros de colorir para adultos. E um livro que recomendo a quem gosta deste tipo de desafio.

Título: Jardim Secreto
Autora: Johanna Basford
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário