quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Ondas de Calor (Richard Castle)

Jameson Rook é um jornalista famoso, cujos contactos lhe permitiram, no contexto de um artigo em que estará a trabalhar, acompanhar as rotinas da detective Nikki Heat e da sua equipa. Jameson é também um indivíduo com sérias dificuldades em acatar ordens. Talvez por isso a detective Heat esteja tão relutante em trazê-lo consigo, principalmente num caso como o que tem em mãos. Um figurão do imobiliário acaba de cair do sexto andar onde vivia e as provas não apontam para que tenha sido um suicídio. E entre pistas e depoimentos contraditórios, suspeitos de índole - naturalmente - duvidosa e um mistério que se torna mais complexo a cada descoberta, Nikki tem ainda de lidar com Rook, e com sentimentos que, por mais que os tente evitar, não são propriamente de aversão...
Assinado por Richard Castle, personagem em muito semelhante a Jameson Rook, uma das primeiras coisas a cativar neste livro é o facto de passar uma impressão semelhante à que se tem ao ver um episódio de uma série. Há um caso central, um mistério a resolver - mistério esse com princípio, meio e fim - e, por outro lado, um conjunto de interacções e de relações potenciais que se insinuam como sendo parte de um todo maior. Além disso, há um muito agradável equilíbrio entre acção, mistério, romance e humor, numa mistura que facilmente prende à história.
Para este ritmo cativante contribui também a relativa simplicidade do livro. No caso em si, como na própria escrita, e apesar das várias pistas contraditórias e becos aparentemente sem saída, há uma linha bem definida rumo ao objectivo central que é a resolução do caso. Ora, isto faz com que o desenvolvimento das personagens - principalmente no que toca às suas vidas pessoais - passe, até certo ponto, para segundo plano. Ficam, por isso, umas quantas perguntas sem resposta, mas também a impressão de que, sendo este apenas o primeiro volume de uma série, muitos desses aspectos poderão vir ainda a ser explorados. No fundo, é como se a personalidade das personagens se revelasse aos poucos, ficando a impressão de uma certa distância, mas também da possibilidade de revelações futuras.
Quanto à resolução do caso, não é, propriamente, o mais surpreendente dos desfechos. Ainda assim, a forma como as coisas se encaminham para a conclusão, e a intensidade do final, compensam esta relativa previsibilidade, fechando o caso com uma conclusão satisfatória.
Relativamente simples, mas envolvente e intrigante, este é, pois, um livro que, centrado na acção, mas com personagens cheias de potencial, o toque certo de humor e algumas surpresas pelo caminho, cativa desde a primeira página e assim se mantém até ao fim. Uma boa leitura, portanto.

Título: Ondas de Calor
Autor: Richard Castle
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário