domingo, 23 de agosto de 2015

O Príncipe (Sylvain Reynard)

Motivado pela generosidade da esposa, Gabriel Emerson aceitou expor ao mundo as preciosas ilustrações de Boticelli que durante muito tempo guardou em segredo. Mas está longe de imaginar que, ao fazê-lo em Florença, está a expor-se, e a Julianne, a um perigo que nunca ousou imaginar. É que, em tempos, as ilustrações pertenceram ao Príncipe de Florença, senhor de um submundo de capacidades inexplicáveis. E o Príncipe associa-os ao roubo das suas estimadas ilustrações - e quer vingança. Mas, enquanto conspira para levar a cabo a sua ideia de justiça, o príncipe vê-se com outra conspiração em mãos. E, quando os inimigos se aproximam, terá de escolher qual é mais importante: a sua vingança ou a segurança do principado.
Breve prequela de uma nova série, este pequeno livro surpreende em primeiro lugar pela íntima ligação que tem com a história dos Emerson, ao mesmo tempo que apresenta um novo elemento sobrenatural. E este contraste - entre a história conhecida e um novo mundo de vastas possibilidades - é particularmente interessante por apresentar uma nova perspectiva de factos já conhecidos. Assim, e ainda que a história seja suficiente em si mesma, há momentos comuns entre este livro e A Redenção de Gabriel, pelo que ter a história fresca na memória torna as coisas mais interessantes.
Ainda que seja o príncipe a figura central deste novo livro, Julianne e Gabriel têm um papel considerável ao longo da história, o que cria expectativas para que a sua presença se mantenha ao longo da série, ao mesmo tempo que levanta algumas apreensões quanto à durabilidade do final conquistado em A Redenção de Gabriel. Mais uma vez se destaca o equilíbrio entre o novo e o familiar, já que o resultado destes dois lados da história - a do Príncipe e a dos Emerson - é uma grande curiosidade em saber o que se seguirá para todos eles.
Sendo este o ponto de partida de uma nova série, escusado será dizer que ficam inúmeras perguntas sem resposta. Mas, acima de tudo, fica a impressão de um vasto mundo de possibilidades para explorar, tanto no que diz respeito ao sistema governado pelo Príncipe como à personalidade e escolhas do próprio Príncipe, ele próprio parecendo já ter potencial para se afirmar como uma personagem tão marcante e misteriosa como o já tão referido Professor. Há, além disso, muitos enigmas sobre a sua natureza, bem como alguns momentos que, insinuando emoções fortes, prometem grandes revelações sobre a sua personalidade.
Breve e simples, mas cativante e repleto de grandes promessas para o que se seguirá, este é, pois, um livro que funde o universo já conhecido com um novo mundo cheio de mistérios, num equilíbrio delicado, mas muito bem construído, entre normal e sobrenatural. Envolvente e surpreendente, um início - que é ao mesmo tempo um regresso a um mundo diferente - muito promissor. 

Título: O Príncipe
Autor: Sylvain Reynard
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário