domingo, 30 de agosto de 2015

Confissões - Os Crimes dos Colégios Privados (James Patterson e Maxine Paetro)

O trabalho de um detective nunca acaba - mesmo quando a detective é tão jovem e invulgar como Tandoori Angel. Há poucos meses, resolveu o mistério do homicídio dos próprios pais, mas continua com grandes problemas em mãos. O irmão está preso, acusado de assassinar a namorada grávida, e o cenário não parece nada promissor. Além disso, uma série de alunas de colégios privados apareceram mortas, e Tandy não pode aceitar que seja uma simples coincidência. Como se não bastasse, há um passado esquecido em luta para vir à superfície e a situação delicada que os pais lhe deixaram como legado, a ela e aos irmãos. Tandy tem uma mente brilhante - e, por vezes, ajudas inesperadas. Mas será isso suficiente para resolver tantos mistérios a tempo?
Com um estilo de escrita e uma estrutura que seguramente é já familiar para quem, como eu, já leu uns quantos livros de Patterson, este é um livro do qual se sabe, à partida, o que esperar: acção intensa, escrita directa, capítulos curtos e um desenvolvimento de personagens e contexto que é feito à medida que vai sendo necessário. Mas há um aspecto particular que sobressai neste livro, e esse diz respeito ao equilíbrio entre os vários casos, entre novos mistérios e novas facetas de histórias já conhecidas, e entre os casos individuais e a - complicada - vida pessoal dos Angel.
Este equilíbrio é, sem margem para dúvidas, o aspecto mais interessante do livro. Em primeiro lugar, porque, ao percorrer diferentes mistérios, torna a leitura mais intrigante, mas principalmente porque, ao conjugar a simples resolução dos casos com as complexidades de uma vida familiar bastante abalada, cria-se um muito agradável equilíbrio entre a acção que é uma constante e os rasgos de emoção e de humor que surgem precisamente nos momentos certos.
Mas falemos dos casos. É preciso que se diga que, neste livro, Tandy não tem mãos a medir e, talvez por isso, ainda que todas as soluções sejam encontradas, ficam algumas perguntas sem resposta, nomeadamente no que a Gary diz respeito. Ainda assim, é mais uma curiosidade em saber mais, do que propriamente a falta de uma resposta fundamental. E quanto ao caso - chamemos-lhe assim - James, o que é deixado em aberto é também uma grande promessa para o livro seguinte, pelo que faz todo o sentido que acabe como acaba.
Quando ao aspecto pessoal, e ainda que haja umas quantas ligações relevantes entre esta faceta e os casos, sobressai a intervenção de uma nova personagem, que, com uma posição bastante forte, assume desde logo um papel de destaque. Destacam-se também algumas revelações sobre os Angel, que, deixando também novas perguntas, contribuem para despertar curiosidade para o que se seguirá, ao mesmo tempo que, dadas as circunstâncias, reforçam a empatia para com Tandy e seus irmãos.
De tudo isto resulta uma leitura intensa e cativante, com personagens que, aos poucos, vão revelando o seu grande potencial e um conjunto de mistérios que, solucionados de forma mais ou menos marcante, abrem caminho para novas aventuras - e grandes revelações. Uma boa história, portanto. E uma boa leitura.

Título: Confissões - Os Crimes dos Colégios Privados
Autores: James Patterson e Maxine Paetro
Origem: Recebido para crítica

2 comentários:

  1. Nunca li nada de James Patterson, mas quero ler em breve.
    Este chamou-me à atenção. Gostei da crítica.

    Boas leituras! :)

    ResponderEliminar
  2. Andei por aqui à procura de um livro que eu já tivesse lido e até este post nada. Encontrei muitos que ja queria ler e alguns que me despertaram a curiosidade, outros tantos dos quais nunca tinha ouvido falar.

    ResponderEliminar