segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Beijo Técnico e Outras Histórias (Fernando Venâncio)

Encontros, partidas, mortes, criações, crimes cometidos e por cometer, planos cumpridos ou deixados por fazer. De tudo isto e de mais se faz este breve mas muitíssimo interessante conjunto de breves contos. De contos que, entre as poucas linhas e as duas ou três páginas, resumem ao essencial aquilo que define uma boa história.
Dado que é precisamente a brevidade um dos aspectos que primeiro sobressai neste livro, falemos nela. Sendo este um livro de pouco mais de cem páginas e em que os (poucos) contos mais extensos não passam das três, é inevitável, aliás, que essa brevidade seja uma das suas características fundamentais. Mas mais que a dimensão em si, há um aspecto que dela sobressai e que é, sem dúvida, um dos aspectos mais marcantes deste livro: a capacidade do autor de sintetizar em poucos parágrafos uma história completa, seja ela a de um simples gesto ou a de um grande acontecimento.
Há, nesta capacidade de dizer tudo em tão poucas palavras, um estranho e muito cativante equilíbrio. É que, ao resumir ao essencial as bases da história, as surpresas tornam-se mais intensas, as frases memoráveis sobressaem mais, as reviravoltas inesperadas ganham um impacto maior. E, no conjunto de tudo isto, não fica de nenhuma história - nem mesmo das mais breves - a impressão de que houvesse algo mais a dizer. Com três páginas ou com três parágrafos, cada conto é uma história completa em si mesma. E a capacidade do autor de fazer isto em todos - absolutamente todos - os textos é algo de brilhante.
Outro aspecto que sobressai é a diversidade de temas e de circunstâncias, todas elas com algo de peculiar, algumas mesmo a entrar no âmbito do quase surreal, mas tendo em comum a capacidade de surpreender e o contraste entre o normal e o inesperado. Há mortes iminentes (bastantes, aliás), inspirações repentinas, ponderações sobre o sentido da vida, mudanças inesperadas de percurso... e todo um conjunto de episódios e de decisões que mudam o caminho da história - e a percepção de quem a lê. Sempre em poucas frases, mas sempre com precisão e intensidade, o que, mesmo no mais simples dos pensamentos, não pode deixar de surpreender.
E à brilhante capacidade de síntese junta-se também a fluidez da escrita, em tudo ajustada ao ritmo dos contos, mas, além disso, pródiga em frases memoráveis, em pensamentos que, dos mais simples aos mais profundos, facilmente se entranham na mente de quem os lê. Também disto - de frases belas e de pensamentos certeiros - se faz a força deste livro.
Trata-se, portanto, um conjunto de pequenas grandes aventuras, de viagens pelo quotidiano e pelo absurdo, através de uma série de histórias e de personagens que, em poucos parágrafos, se tornam próximas e, também por isso, marcantes. Magnificamente escrito, surpreendente a cada nova história e abundante em momentos de brilhantismo, eis, pois, um livro que não posso deixar de recomendar.

Título: Beijo Técnico e Outras Histórias
Autor: Fernando Venâncio
Origem: Recebido para crítica

1 comentário:

  1. O livro ainda não li, mas a crítica, essa, cumpriu a sua função... com brilhantismo - o que não é assim tão vulgar neste país.
    Vou à procura da obra assim que ela sair.

    ResponderEliminar