sábado, 22 de agosto de 2015

A Redenção de Gabriel (Sylvain Reynard)

Agora que pelo menos parte do escândalo ficou para trás, Gabriel e Julianne estão prontos para começar uma vida nova enquanto casal. Mas não são poucos os desafios que têm pela frente. Gabriel sonha ser pai, mas Julia teme fracassar no doutoramento caso não adie esse sonho durante alguns anos. Os demónios do passado, esses, nunca deixam de os atormentar. E há assuntos que parecem não ter ficado inteiramente resolvidos. Gabriel e Julia precisam de aprender a partilhar uma vida, incluindo os desafios, as dificuldades e as esperanças. Mas será mesmo verdade que o pior já passou?
Mais centrado nos afectos e na vida em comum dos protagonistas, este é um livro em que, com os elementos de intriga a assumirem um papel mais secundário, se faz mais de pequenos momentos e descobertas do que propriamente de grandes acontecimentos. Isto não significa que não haja momentos de crise e dificuldades a superar. Mas, na construção da família de Gabriel e Julianne, o percurso faz-se mais de pequenos passos e de - essas sim, grandes - superações.
Disto resulta uma história que é, talvez, um pouco menos intensa, mas que não deixa de ser muitíssimo cativante. Acima de tudo, porque as personagens mantêm as suas próprias identidades, ao mesmo tempo que, de alguma forma, evoluem. Gabriel continua a ser o homem atormentado pelo passado, mas a mudança é agora clara. E, por acontecer de forma gradual, com dúvidas, com a ameaça de recaídas, com passos por vezes vacilantes, esta mudança surge como genuína, reforçando as muitas qualidades que definem o carisma do Professor. Quanto a Julianne, mantêm-se as inseguranças e a timidez, mas destaca-se a capacidade de agir quando necessário e também a sua vontade de deixar para trás os demónios do passado.
Ainda que grande parte da narrativa se centre na relação entre o casal protagonista, há, ainda assim, um conjunto de personagens e de acontecimentos que acrescentam complexidade ao enredo, tornando-o mais interessante. Primeiro, o ressurgir de velhos inimigos, sobre os quais, ainda que fiquem umas quantas pontas soltas, são apresentados vários desenvolvimentos interessantes. Mas, acima de tudo, a família alargada de Gabriel e Julianne, com as novas descobertas e as personagens já conhecidas a darem forma a um ambiente que nunca será perfeito, mas que, por ser tão obviamente feito de amor, nunca deixa de enternecer.
E é muito de emoções que vive este volume final, com momentos comoventes a aparecerem quando menos se espera. Mas, se os episódios são, por si só, suficientemente esclarecedores quanto ao que as personagens estão a viver, a forma como o autor dá voz aos pensamentos, dúvidas e emoções das personagens - com destaque para Gabriel, naturalmente - confere aos momentos um impacto mais forte. E isso tanto pode acontecer numa grande revelação como num pequeno gesto de ternura.
E assim, o que fica deste volume final é a memória de uma história que, sendo talvez menos dramática que a dos volumes anteriores, está, ainda assim, repleta de ternura, de emoção e de sensualidade. Intenso, envolvente e emotivo, um final à altura para uma história fascinante. 

Título: A Redenção de Gabriel
Autor: Sylvain Reynard
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário