domingo, 16 de agosto de 2015

A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura (coordenação de Cristina Pimentel e Paula Morão)

De forma mais ou menos explícita, há uma definitiva influência dos clássicos na literatura portuguesa, seja ela contemporânea ou não. É, no fundo, essa a ideia global que fica deste livro, que reúne as comunicações do colóquio com o mesmo título. E, seguindo diferentes autores, para neles identificar as mais ou menos evidentes referências clássicas, cada contributo abre caminho a uma nova perspectiva - sobre os clássicos e sobre o que se escreve no presente.
Importa dizer, antes de mais, que este é um livro de cariz essencialmente académico, sendo por isso inúmeras as referências que vão sendo citadas ao longo dos diferentes artigos. Junte-se a isto uma interpretação que, muitas vezes, vai aos mais profundos pormenores, e o resultado é, inevitavelmente, uma leitura exigente e que pode, por vezes, ser um pouco confusa para um leitor sem profundos conhecimentos académicos do assunto (como, diga-se, é o meu caso). Há, aliás, um artigo escrito em italiano, que inevitavelmente passará ao lado de quem não conhecer a língua.
Há, ainda assim, bastante a retirar desta leitura, mesmo para o simples leitor interessado - sem formação aprofundada na área. E seja através de associações que, à primeira vista, não eram óbvias entre o clássico e o contemporâneo, seja pela perspectiva global com que se fica da presença desses mesmos clássicos através dos tempos, seja ainda pela simples descoberta de algo de novo - nos mitos clássicos ou nos autores actuais - , há todo um conjunto de temas e referências interessantes que fazem com que esta leitura valha a pena, independentemente de todo o tempo, pesquisa e atenção que possa exigir.
E ainda uma última nota para o facto de, ainda que os temas se possam tornar, por vezes, densos, a forma como são expostos é, no geral - apesar de todas as inevitáveis referências e pormenores - acessível quanto baste. O que significa que, apesar da confusão inicial, continua, ainda assim, a ser possível retirar muita informação deste livro - com ou sem conhecimento prévio dos temas tratados.
Eis, pois, um livro que exige ao leitor tempo e atenção, mas que compensa oferecendo um vasto conjunto de informação e uma ideia global muito clara de como os clássicos da antiguidade continuam bem presentes na literatura dos dias de hoje. Muito interessante.

Título: A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura: uma (re)visão da literatura portuguesa das origens à contemporaneidade
Coordenação: Cristina Pimentel e Paula Morão
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário