domingo, 8 de março de 2015

Dieta do Chocolate (Alexandre Fernandes)

Emagrecer sem renunciar ao prazer... com moderação, claro. É este o ponto de partida para o esquema de 21 dias que o autor apresenta neste livro. Um plano de dieta relativamente simples, e explicado de forma sucinta, mas bastante clara, em que o chocolate acaba por ser o ponto central - mas sempre num contexto saudável e equilibrado.
Um dos aspectos que faz com que o esquema de uma dieta possa, por vezes, ser difícil de seguir, é o facto de poder ser demasiado rígido, com todos os elementos e quantidades definidos ao pormenor. É nesta questão que surge, desde logo, um ponto particularmente interessante neste livro: é que, além do tal esquema rígido em que tudo está definido, o autor apresenta ainda uma possibilidade alternativa, que deixa a cada um a escolha dos elementos que pretende usar, sem perder de vista as regras essenciais que, à partida, farão com que o plano resulte.
Outro aspecto interessante é que, mesmo para quem não queira seguir à risca uma dieta, há um conjunto de ideias úteis que podem ser retiradas deste livro, desde os elementos à partida mais óbvios (a necessidade de conjugar uma alimentação saudável com o exercício físico) aos cálculos aparentemente mais complexos. Cálculos estes que, nalguns casos, exigem algum esforço de assimilação, mas que, ainda assim, facilitam muito a compreensão da formulação da dieta.
E depois há as receitas, com ou sem chocolate. E este é outro aspecto que torna a leitura interessante, mesmo para quem não estiver a planear seguir a dieta. Simples, na maioria, mas de uma agradável diversidade e, nalguns casos, com algo de inesperado, apresentam uma boa base de ideias a partir da qual definir uma alimentação variada - com ou sem dieta.
Trata-se, portanto, de um bom livro, tanto para quem quiser seguir um esquema de emagrecimento como para quem quiser simplesmente tirar algumas ideias sobre como manter uma alimentação saudável... sem abdicar do chocolate.  Interessante, em suma.

Sem comentários:

Enviar um comentário