domingo, 4 de janeiro de 2015

José Maria Espírito Santo Silva (Alexandra Ferreira)

Nasceu de pais incógnitos e sem grandes meios, mas com uma ambição que lhe permitiu erguer as bases de um vasto império. José Maria Espírito Santo Silva, determinado a vencer e a conquistar o que julgava seu direito, começaria como vendedor de lotarias, para se erguer acima da sua condição, mesmo em tempos em que isso era uma difícil conquista. O seu percurso, a sua vida e o seu legado são o tema deste muito interessante livro.
Um dos aspectos mais cativantes desta biografia é que, apesar de inevitavelmente centrada na figura de um homem, não esquece o contexto histórico em que tudo acontece. Assim, mais até que a própria história do biografado, o relato dos tempos de mudança que acompanharam a sua vida, com as crises e os momentos de bonança, mas também com as mudanças de pensamento são uma parte muito interessante desta leitura. Aliás, há ainda, neste aspecto, um outro ponto que sobressai. É que, ao estabelecer comparações com as circunstâncias actuais, a autora realça semelhanças e contrastes, o que faz com que, tendo em conta a actualidade, os factos narrados sejam ainda mais relevantes.
Também quanto ao percurso do homem há comparações a fazer, sendo inevitável a observação das mudanças entre a fundação e a queda. Mas, mais que isso, há um percurso individual de sucesso em tempos em que os meios para o alcançar estavam apenas nas mãos de alguns. Neste aspecto, é também interessante notar que José Maria Espírito Santo Silva é apresentado com todas as suas qualidades, mas também com os defeitos, sendo de destacar uma das teorias sobre o início da sua fortuna, mas principalmente a sua vida privada. 
E é quanto à vida privada que fica a vontade de saber mais. Não sendo eles os protagonistas, é natural que os familiares e amigos surjam em segundo plano no desenvolvimento deste livro. Ainda assim, fica uma certa curiosidade em saber mais no âmbito desses relacionamentos, até porque o percurso de José Maria é apenas o princípio da criação do império.
Particularmente pertinente no contexto actual e cativante pela forma como desenvolve o percurso do seu protagonista em paralelo com o contexto da época em que se move, este é, pois, um livro que, além de surpreendentemente envolvente, apresenta muita informação interessante. Uma boa leitura, pois.

Sem comentários:

Enviar um comentário