terça-feira, 18 de novembro de 2014

Última Palavra: Mãe (José Jorge Letria)

Olhando todos os caminhos do amor e da perda, não há afecto que mais marque que o de uma mãe. Ou, pelo menos, é isso o que se reflecte nas palavras deste livro. Um livro que, breve, mas imensamente pessoal, não é nem uma biografia detalhada nem a narração completa de um percurso, mas antes uma evocação e uma homenagem. Homenagem que, escrita ao ritmo da memória e com evidente força de sentimentos, cativa e comove, apesar de - ou devido a - tudo o que tem de pessoal e de próprio ao autor.
E, tendo isto em vista, seguramente não surpreenderá que aquilo que mais marca nesta leitura seja a óbvia presença do amor. Há afecto em todas as palavras e até na mais pequena das memórias, boa ou má. E, sem intenções de traçar um percurso de vida, mas, ainda assim, construindo uma imagem através dos momentos, há também uma história de amor familiar, contada com naturalidade e emoção. Por isso, e ainda que as memórias sejam pessoais e intransmissíveis, o essencial é algo com que qualquer leitor se poderá identificar. Amor, acima de tudo, mas também determinação. Nostalgia, ao olhar para o que foi e ao pensar no que poderia ter sido, mas também a coragem de continuar, apesar da perda e com mais força.
Talvez por serem as emoções o que importa, também a simplicidade acaba por contribuir para o impacto deste livro. Não sendo uma narrativa biográfica, não há uma linha temporal definida, mas antes uma viagem através da recordação. Mas este divagar entre memórias, associado, como sempre, ao infalível afecto, faz com que, apesar de uma vaga curiosidade em saber mais, nada falte de essencial nesta viagem. As histórias pertencem a quem as viveu, mas a emoção, essa, qualquer um a compreenderá.
E se a memória é vasta e marcantes são as emoções que lhe estão associadas, para lhes dar uma voz cativante contribui ainda a fluidez da escrita, sem elaborações desnecessárias, mas com laivos poéticos belíssimos, numa obra que, considerando a vida e o que nela importa, marca tanto pelo que diz como pelo que recorda a quem lê.
O que fica, então, terminada esta leitura, é, acima de tudo, uma imagem de amor. Cativante pelos momentos recordados, mas marcante pelas emoções associadas, acaba por ser tanto uma homenagem singular como uma recordação do amor de todas as mães.E é essa a verdadeira magia deste livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário