sábado, 28 de junho de 2014

Programação Neurolinguística (Gustavo Bertolotto Vallés)

Entendida como sendo em parte arte e em parte ciência, a programação neurolinguística baseia-se numa série de conceitos para definir técnicas de desenvolvimento pessoal. O que este livro faz é descrever a forma como essas técnicas podem ser úteis, num guia que, apresentando os fundamentos essenciais, se centra, ainda assim, mais nos métodos e exercícios para os pôr em prática. E, do conjunto de teoria e prática, sobressaem alguns elementos interessantes, mas também questões deixadas por explorar.
O mais interessante está, precisamente, nos conceitos. As ideias associadas à programação neurolinguística, os fundamentos que a definem e a forma como pode ser aplicada aos diferentes aspectos da vida introduzem uma forma de pensamento - e de desenvolvimento - que, apesar do maior ou menor cepticismo, desperta interesse. É certo que estes elementos mais teóricos são desenvolvidos de forma muito sucinta, pelo que fica, acima de tudo, a  curiosidade em saber mais sobre os fundamentos e a história do método e das ideias subjacentes. Ainda assim, a perspectiva que fica é a de algo interessante a descobrir.
Por outro lado, a brevidade da exposição dos conceitos e o foco nos exercícios faz com que, por vezes, a exposição se torne demasiado confusa, como se partes da informação ficassem por explicar. É possível captar o essencial da informação e compreender o objectivo - e os possíveis resultados - dos exercícios, mas fica, por vezes, a impressão de que há elementos em falta e de que muito mais haveria a dizer sobre o assunto. Mesmo tendo em conta que o objectivo do livro parece ser mais o de funcionar como guia do que como explicação exaustiva.
A soma de tudo isto é um livro que apresenta várias ideias interessantes e uma componente prática bem desenvolvida, ainda que falte um maior desenvolvimento dos conceitos e das ideias na origem dos exercícios. E, por isso, uma leitura que, às vezes, se torna confusa, mas que não deixa de ser interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário