segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Uma Duquesa em Fuga (Jennifer Haymore)

Simon Hawkins, o duque de Trent, tem levado toda a sua vida a combater a reputação de excentricidade que as acções dos pais lançaram sobre a sua família. Isso significa ter um comportamento imaculado em todos os aspectos, correspondendo em tudo às exigências da sociedade. Mas um novo escândalo ameaça aproximar-se no momento em que a mãe desaparece sem deixar rasto. Todos os seus esforços, bem como os dos irmãos, são direccionados para descobrir o que aconteceu, mas, apesar disso, é preciso manter as aparências. Por isso, Simon volta para Londres e para os eventos sociais da temporada. E tudo será diferente, desta vez. Leva consigo a irmã, e com ela, como dama de companhia, Sarah Osborne, filha do jardineiro, mas educada quase como parte da família. Mas há algo de forte entre ambos, algo que nenhum deles quer admitir, pois as diferenças sociais são demasiadas. E, à medida que a paixão se torna mais forte, e as barreiras mais ténues, um novo segredo se avoluma, para pôr em causa todos os planos.
Centrado no romance entre os protagonistas, e tendo como premissa uma relação entre personagens de diferente posição na sociedade, esta é uma história que, considerando a linha geral dos acontecimentos, tem, à partida, um rumo bem definido. Não é no romance que se encontram as grandes surpresas - ainda que elas existam, de facto - nas pequenas coisas - e não é muito difícil adivinhar de que forma terminará a relação entre os protagonistas. Ainda assim, entre o ponto de partida e a conclusão há uma evolução, em termos da relação entre o casal, que é muito rica em momentos interessantes, desde a forma como a perspectiva das diferenças sociais vai sendo alterada à passagem de transgressão temporária a algo de mais forte na interacção entre os dois. No meio de tudo isto, há momentos emotivos, sensualidade quanto baste e um agradável toque de descontracção.
Ora, isto seria mais que suficiente para proporcionar uma leitura agradável. Mas há ainda outros aspectos que sobressaem, talvez mais até que o romance propriamente dito. O primeiro é o elemento de mistério e perigo, primeiro em torno do desaparecimento da duquesa, depois no segredo que Simon tem de preservar, seja qual for o preço. Todas estas situações contribuem em muito para a envolvência do enredo, quer porque complementam o romance com a existência de uma história mais vasta para lá dos protagonistas, quer porque colocam perigos e ameaças no caminho dos protagonistas, servindo de ponto de partida a alguns dos momentos mais marcantes. Além disso, a presença de algumas personagens especialmente odiosas torna mais fácil a empatia para com aquelas que não o são.
O outro ponto interessante é a relação de Simon - e, ainda que em menor grau, de Sarah - com a família. Sendo este o primeiro volume de uma trilogia, ficam, é claro, bastantes questões em aberto, mas a relação familiar, especialmente entre irmãos, com atritos e diferenças, mas em que também algo de afecto transparece, torna-se particularmente cativante, quer nos momentos mais tensos, quer no ocasional episódio mais divertido.
Com uma história envolvente, um conjunto de personagens interessantes e um enredo que, apesar de centrado no romance, o complementa com as medidas certas de mistério, emoção e humor, Uma Duquesa em Fuga proporciona uma leitura agradável e sempre cativante. Recomendo, pois.

Sem comentários:

Enviar um comentário