quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Soberba Tentação (Andreia Ferreira)

Saber da existência real das criaturas sobrenaturais não ajudou em nada à tranquilidade de Carla. Mesmo tendo absoluta confiança na protecção de Caael, a entrada de demónios, vampiros e similares no seu mundo teve já um preço elevado. Mas a história está longe de terminada. Caael tem de se ausentar para atender a um problema no Brasil e, entretanto, Carla fica sozinha, ainda que atentamente vigiada. E, mesmo que a ausência do anjo caído pareça trazer-lhe uma nova lucidez, também as parcas revelações que vai conseguindo acarretam novos perigos. É que ninguém o que parece. Nem aqueles em quem mais confia.
Seguindo na senda do primeiro volume, este é um livro que tem essencialmente os mesmos pontos fortes do anterior. A história mantém a envolvência, reforçando um pouco mais a identidade própria que se foi desenvolvendo na fase mais avançada do volume anterior, e acrescentando aos elementos de romance a mesma componente sombria que torna as coisas mais intensas. Há, aliás, uma evolução neste aspecto, com o romance a ficar para um claro segundo plano, dando destaque aos perigos e aos segredos ocultos, tanto pelos inimigos de Carla como pelos seus pretensos aliados. O que acontece, então, é uma evolução da história num sentido progressivamente mais negro, com mais momentos de tensão e alguns pormenores especialmente perturbadores. 
Esta mudança reflecte-se também no desenvolvimento das personagens, quer por alterações na sua natureza, quer por elementos que permaneciam escondidos, quer ainda, no caso de Carla, pela simples percepção do que se passa em seu redor. Neste aspecto, sobressai uma certa medida de manipulação que, tendo origem principalmente nos elementos sobrenaturais, altera, ainda assim, as circunstâncias da protagonista. Desta forma, as suas acções mais estranhas tornam-se, em certa medida, justificadas, o que coloca parte dos acontecimentos sob uma nova e mais interessante perspectiva.
Em relação à escrita, notam-se, por vezes, as mesmas fragilidades que no volume anterior, com algumas frases mais estranhas e palavras que parecem ser usadas num contexto diferente do do seu verdadeiro significado. Ainda assim, e apesar destes lapsos pontuais, o ritmo é, no geral, agradável e cativante. Além disso, o rumo da história, com todas as sucessivas revelações, mantém viva a curiosidade em saber mais sobre o que está a acontecer e o que se seguirá.
O que fica, então, deste segundo volume, é a impressão de uma história mais sombria, com alguns momentos particularmente intensos e que, na forma como termina, desperta interesse para o que falta contar. Cativante e agradável de ler, uma interessante sequela para Soberba Escuridão.

Sem comentários:

Enviar um comentário