segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Sedução Irresistível (Elizabeth Hoyt)

Desde que regressou das Colónias, marcado pelo que aconteceu em Spinner's Falls e depois, Sir Alistair Munroe tornou-se um recluso no seu próprio castelo, dedicado apenas ao seu trabalho e resignado a viver longe de toda a companhia humana. Mas a sua paz está prestes a ser perturbada. Fugida do passado e sem outro lugar para onde ir, Helen Fitzwilliam apresenta-se à sua porta, alegadamente enviada por Lady Vale para ser a sua governanta. Claro que a última coisa que Sir Alistair deseja é a presença daquela mulher na sua casa, por mais que o castelo precise, de facto, de uma grande arrumação. Mas Helen tem todos os motivos para conquistar aquele lugar, até porque a distância é a sua maior aliada, se se quer manter escondida do duque de Lister, pai dos seus filhos. Aparentemente, não vai ser fácil para Sir Alistair afastar aquela mulher da sua vida. Principalmente porque, apesar do exterior rude e distante, há algo dentro de si que, na verdade, deseja aquela presença.
Terceiro volume da série A Lenda dos Quatro Soldados, e, sem dúvida, o melhor até agora, Sedução Irresistível retoma os elementos comuns com os livros anteriores para tornar mais próxima uma história que é, no essencial, independente das anteriores. O centro do enredo está na ligação entre os protagonistas e numa história que decorre maioritariamente num cenário algo remoto. Assim, são discretas as ligações às outras personagens, quer pelo lado de Helen, quer pela história de Alistair e do que viveu em Spinner's Falls.
Ainda assim, estas ligações são particularmente relevantes, quer porque criam um elo de ligação à história já conhecida, mas principalmente porque são em tudo relevantes para a caracterização dos protagonistas. De todos os envolvidos em Spinner's Falls, tudo indica que Alistair será o que sofreu consequências mais duradouras. E, quanto a Helen, muita da sua coragem deriva do que viveu antes. Além disso, a intervenção mais ou menos discreta de algumas personagens dos livros anteriores confere ao enredo uma agradável sensação de familiaridade.
Claro que o romance é o elemento central desta história e, neste aspecto, os grandes pontos fortes estão na forma como, igualmente vincadas e definidas, as personalidades dos protagonistas vão evoluindo com a sua história, passando do evidente choque a uma complementaridade tocante. Há vários momentos emotivos ao longo do enredo, que, associados à tensão introduzida pelas acções do duque de Lister e a uma certa descontracção, protagonizada que pelas crianças, quer pelo cão, quer ainda pela peculiar irmã de Alistair, se moldam num equilíbrio especialmente envolvente.
Envolvente e emocionante, Sedução Irresistível é, pois, uma história que vive tanto do romance como dos muitos e interessantes elementos que o complementam. Viciante, com personagens fortes e uma boa história, este é, sem dúvida, um livro que recomendo.

1 comentário: