sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

As Mulheres do Marquês de Pombal (María Pilar Queralt del Hierro)

Mãe, esposas, protectoras e inimigas, foram várias as mulheres que desempenharam um papel relevante no tempo de vida do Marquês de Pombal. Algumas contribuíram para a ascensão do estadista. Outras para a sua desgraça. De todas elas, a vida justificava, por si mesma, uma biografia. Mas não é esse o objectivo deste livro. Aqui, tendo como ponto comum a existência de uma ligação - de variada natureza - ao Marquês de Pombal, o que a autora apresenta é uma breve perspectiva da vida e das relações dessas várias mulheres.
Sendo este um livro relativamente breve, e com tantas protagonistas, nunca seria possível que fosse uma biografia completa, nem do Marquês de Pombal, nem de qualquer das mulheres aqui referidas. Não parece ser esse o objectivo. O que autora faz neste livro é apresentar uma breve síntese da história de cada uma das várias mulheres referidas ao longo da obra, bem como do papel que desempenharam em relação à vida do estadista. Assim sendo, a visão global é, na verdade, bastante simplificada, mas, quanto às linhas essenciais que definem figuras e acontecimentos, é possível ficar com uma boa ideia.
Ainda que o ponto comum a todas as protagonistas referidas neste livro seja, de facto, o Marquês de Pombal, a autora não se limita a desenvolver as relações existentes. Há o cuidado de apresentar uma caracterização, ainda que sucinta, é certo, a nível de contexto e de posição de cada uma das várias mulheres, não só no papel que desempenharam em relação ao marquês, mas, e principalmente no caso das rainhas, num contexto mais vasto. Claro que mais haveria a dizer sobre o assunto, mas, tendo sempre em vista qual é o tema deste livro, toda a informação essencial está presente.
Ainda um outro ponto interessante é a forma como, a partir da apresentação de cada uma das protagonistas, é possível acompanhar, ainda que com a esperada brevidade, a linha geral do percurso do Marquês de Pombal, desde à ascensão ao poder até à queda em desgraça. Tudo de uma forma bastante resumida, mas muito clara, o que permite adquirir um bom conhecimento das linhas básicas do tempo e dos protagonistas, ao mesmo tempo que desperta curiosidade em saber mais.
Bastante breve e relativamente simples, este não é, pois, um livro particularmente completo em termos de desenvolvimento das vidas dos seus protagonistas. Mas, bastante eficaz na transmissão das informações essenciais e escrito de forma acessível e cativante, não deixa, ainda assim, de ser um interessante ponto de partida. E uma boa leitura.

1 comentário:

  1. Obrigada Carla, por tus palabras y la atención que has dispensado "As mulheres do Marques de Pombal". Ciertamente mi pretensión a la hora de escribir este libro es que fuera un punto de partida. Cada uno de los personajes, cada uno de los sucesos que desfilan por sus páginas se merecerían un libro por si solo pero, primero, había que despertar la curiosidad por un personaje y una época algo olvidadas. Saludos. María Pilar Queralt del Hierro

    ResponderEliminar