domingo, 9 de fevereiro de 2014

Anjos Solares - Os Agnishwâttas (Mataji Gitanjali)

Todos temos um anjo da guarda. É esta a ideia central que a autora deste livro nos apresenta. E, tendo por base esta convicção, será possível comunicar com ele. Assim sendo, a base deste pequeno livro é uma muito simples orientação nesse sentido, associada a alguns conceitos de diversas formas de espiritualidade, mas baseada numa perspectiva muito pessoal - a da autora. O resultado tem alguns aspectos interessantes.
O principal ponto forte neste muito breve livro é a associação das imagens às ideias desenvolvidas. Neste sentido, importa referir o trabalho da autora enquanto pintora de anjos e outras figuras de arte sacra, já que as imagens estão muito ligadas às ideias do livro. E estas imagens, por si só, tornam a edição especialmente bonita, mesmo sendo um livro pequeno, ao mesmo tempo que chamam a atenção para o conteúdo.
Quanto ao conteúdo, o que sobressai é, precisamente, a perspectiva pessoal, já que muito do conhecimento transmitido parece derivar da própria experiência da autora. Tanto é que, por vezes, os termos referidos surgem no texto com uma naturalidade que parece dispensar explicações.
E é aqui que se notam as consequências da brevidade do livro. É que esses conceitos e ideias apenas serão familiares a quem já tiver algum conhecimento prévio em matérias de espiritualidade. Faltaria, por isso, um maior desenvolvimento em termos de bases, para tornar as ideias mais claras ao leitor comum. É fácil compreender o essencial, é certo. Mas há ideias e origens para certas ideias que poderiam ter sido melhor exploradas.
A impressão que fica, portanto, é a de um livro que, muito breve e bastante simples, apresenta algumas orientações interessantes, mas partindo do princípio de que exista algum conhecimento prévio da matéria. Interessante e com uma edição bonita, poderia ter sido, ainda assim, algo de muito mais vasto.

Sem comentários:

Enviar um comentário