quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Os Sete Centros de Energia (Elizabeth Clare Prophet e Patricia R. Spadaro)

São várias as ideias associadas à espiritualidade que, de forma mais ou menos predominante, envolvem os chakras ou centros de energia. Mas o que são e de que forma influenciam a vivência individual da espiritualidade? Este pequeno livro funciona, ao mesmo tempo, como explicação das bases e como guia, apresentando conceitos ao mesmo tempo que sugere formas de aplicar esse conhecimento. E, ao apresentar tudo isto de forma sucinta e acessível, apresenta uma perspectiva interessante, quer para as pessoas mais ligadas à espiritualidade, quer para os simples curiosos.
Um dos primeiros aspectos a chamar a atenção neste livro é que, apesar de associado - inevitavelmente - à espiritualidade, não se associa, no geral, a um sistema religioso específico. Há algumas partes que acabam por derivar para a vivência mais religiosa, mas, no geral, não é isso que acontece. Isto tem duas vantagens. Em primeiro lugar, facilita a compreensão, já que não se prende demasiado com sistemas específicos. Por outro lado, abre caminho a um conceito de espiritualidade mais vasta e independentemente de uma crença específica.
Mas, e falando de crença, é certo que as técnicas espirituais apresentadas envolvem alguma componente de fé. Ainda assim, este elemento é apenas uma parte do livro e, independentemente da experiência ou da crença do leitor em qualquer tipo de vivência espiritual, é possível, ainda assim, retirar algo deste livro. Isto deve-se, claro, ao equilíbrio entre orientações e explicações. Mesmo que a componente de orientação implique um certo nível de crença, o desenvolvimento dos conceitos é facilmente perceptível, mesmo sem o elemento fé. E isso, associado à linguagem acessível e à forma sintética e organizada de apresentar os conceitos torna este livro uma boa leitura, mesmo para quem procure apenas saber mais sobre o tema.
Trata-se, então, de uma leitura agradável e interessante, que explica de forma clara e sucinta os contextos que lhe servem de base e que, por não se limitar a um único sistema de crença, permite uma certa diversidade. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário