segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Os Anjos Morrem das Nossas Feridas (Yasmina Khadra)

Desde criança que Turambo conheceu a miséria e aspirou a uma vida melhor. A sua ambição levou-o a contestar família e tradição e a dar-se todo a cada objectivo que adoptasse como seu. Mas Turambo sempre teve uma fraqueza: o coração. E, desde o seu tempo de criança num bairro de lata à sua ascensão a lenda do boxe, o coração de Turambo estaria sempre preso ao de uma ou outra mulher. Por uma, escolheria contra a família. Por outra, sofreria a humilhação. E, por outra ainda, lançaria na ruína o sucesso tão arduamente questionado - revelando, ao mesmo tempo, a fragilidade da sua condição. Turambo, desprezado e adorado em igual medida, fruto do seu tempo e da sua própria forma de ser.
Uma das coisas que mais impressiona nos livros deste autor é a beleza de uma escrita com tanto de poesia e de introspecção como da crueza das lições duramente aprendidas. Este livro não é excepção. Narrado pela primeira pessoa pelo seu protagonista, este é um livro em que, quer nos momentos mais introspectivos, quer nos acontecimentos de grande impacto, frases belíssimas surgem para realçar pensamentos, reflexões e acções. É esta fluidez que primeiro cativa, e que prepara caminho para tudo o que de bom este livro tem.
Também muito impressionante é a complexidade inerente às personagens e à história. Centrada em Turambo, esta é uma narrativa muito pessoal, mas que não se limita as ânsias e dilemas do seu protagonista. Enquanto árabe, Turambo é a base para uma fortíssima reflexão sobre o preconceito racial e, ao mesmo tempo, nas suas relações, uma porta de entrada para o conhecimento de outros preconceitos. Pelos olhos de Turambo, vê-se o que outros pensam das mulheres, dos árabes, dos pobres... Tudo é questionado, e é-o sem discursos moralizantes, mas antes pela dureza das acções. Assim, eventos e personagens são mais que a sua própria existência. São a porta para uma percepção mais vasta.
Mas há, como disse, uma ligação pessoal, e esta deve-se em muito à emotividade que transparece de cada momento. De início intenso e final igualmente intenso, a história constrói-se entre grandes momentos e pequenas coisas, mas tem sempre como base uma jornada de crescimento. E é esse percurso de Turambo, através de ânsias e desilusões, fidelidades absolutas e lealdades quebradas, amor e enganos, que define uma vida com tanto de poesia como de tragédia. Turambo é terrivelmente real. E é isso, acima de tudo, que marca na sua história.
O que fica de tudo isto é, inevitavelmente, uma leitura memorável. Feito de frases belíssimas, de uma história intensa e marcante e de um protagonista tão complexo como tudo aquilo que vive e que representa, este é um livro que vale a pena ler. Recomendo.

1 comentário:

  1. Parece-me ser um livro muito interessante,gostei imenso da sinopse dele. Desejo-te um fantástico mês de dezembro e boas leituras para ti. Eu tambem gosto imenso de ler,mas tenho que estar em profundo silencio. Gosto de fazer outras coisas,como,por exemplo,as minhas artes de ponto de cruz,que correm muito bem,tenho tido algumas encomendas. Muitos beijinhos,fica bem,fica com deus!!

    ResponderEliminar