sábado, 26 de outubro de 2013

Uma Paixão Escandalosa (Emma Wildes)

Os interesses invulgares e o comportamento reservado - além de uma aspiração secreta - fizeram com que, depois de quatro penosas temporadas, Vivian Lacrosse continuasse solteira. E, depois de acordado o noivado com o seu amigo de infância, um novo escândalo está prestes a surgir. É que Charles, o noivo, fugiu para casar com outra mulher. A única solução possível parece ser a generosa proposta de Lucien Caverleigh, marquês de Stockton. Além de ser o irmão mais velho de Charles, Lucien é um dos solteiros mais desejados da sociedade, mas parece tê-la escolhido a ela. Mas, à medida que a relação entre ambos começa a tornar-se mais de afecto, que de conveniência, um terrível contratempo surge no caminho do futuro casal. E se é certo que o afecto já não pode ser apagado, é possível que as suas vidas não se voltem a encontrar.
Tendo como ponto de partida algumas personagens já conhecidas de outros livros da autora, este é um livro que, tem, basicamente, os mesmos pontos fortes em comum que os livros que envolvem essas mesmas personagens. A história é, como habitual, centrada no romance entre os dois protagonistas e complementada pela de um casal secundário. Além disso, ao romance dominante associa-se também um toque de perigo e mistério que vem conferir ao enredo uma particular intensidade. E, como é de esperar, tudo isto escrito de forma cativante e com personagens carismáticas.
Nesta história em particular, cativa, em primeiro lugar, o retomar de acontecimentos narrados noutros livros e a forma como as personagens já conhecidas se cruzam com novos elementos, criando uma sensação de proximidade imediata, ao mesmo tempo que introduz novas - e também interessantes - figuras. O romance propriamente dito, avança de forma gradual, ainda que haja já sentimentos fortes como ponto de partida, e isto leva a que o início seja um pouco pausado, mas sempre interessante e agradável. Além disso, ao cruzar as histórias de Vivian e de Charles, outros afectos ganham vida, quer no que toca à simples amizade, quer nas atribulações das relações familiares.
Mas é quando o elemento de perigo surge em cena que a história ganha intensidade. Não apenas devido à situação em que Lucien se vê envolvido - com toda a tensão associada às circunstâncias - mas, e principalmente, devido ao impacto emocional gerado pelo medo e pelo mistério. Toda a situação afecta quer Vivian, quer a família e os amigos de Vivian e Lucien, quer, naturalmente, o próprio Lucien. O resultado é uma combinação particularmente bem conseguida entre o afecto construído na fase inicial do enredo e a intensidade de uma possível e iminente perda, o que abre caminho para um final intenso e viciante.
Cativante e surpreendente, Uma Paixão Escandalosa apresenta uma história envolvente, com personagens interessantes e um enredo que, sempre agradável e pontuado por alguns momentos especialmente marcantes, cativa desde as primeiras páginas e até ao fim. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário