domingo, 6 de outubro de 2013

Transforme-se num Detector de Mentiras (Janine Driver e Mariska Van Aalst)

A verdade é simples: toda a gente mente. Seja com objectivos aparentemente inocentes, seja por haver algo a ganhar ou a perder, em circunstâncias de pouca relevância ou em acontecimentos cruciais, a mentira é sempre um factor a considerar. E, ainda que haja, de facto, mentirosos exímios, a maioria das pessoas denuncia-se, por sinais mais ou menos discretos, quando mente.O objectivo deste livro é analisar esses sinais, desenvolver um método de reconhecimento e aprender a detectar a mentira, de modo a não ceder à influência das mentiras tóxicas.
Um dos aspectos mais interessantes do método da autora, e, portanto, parte do que cativa neste livro, é o cuidado de não apresentar nenhuma situação ou sinal como um indicador absoluto de mentira, analisando antes as situações e os procedimentos de acordo com um conhecimento prévio do comportamento do alvo de análise. Isto é algo que, desde logo, torna as ideias mais fáceis de assimilar, já que cada pessoa tem características e gestos próprios e o facto de a autora reforçar a necessidade de analisar estes gestos típicos da pessoa - antes de os associar a qualquer significado - realça também a necessidade de detectar alterações.
Outro ponto forte deste livro é a forma como está construído, não só na organização dos cinco passos do método, mas a um nível mais global. A autora apresenta as suas ideias de forma clara, recorrendo a exemplos e a situações da sua própria história pessoal, o que torna mais fácil assimilar as ideias que estão a ser apresentadas. Além disso, ao desenvolver passo a passo o seu método, sobressaem também os pormenores importantes de cada passo, numa organização mais fácil de acompanhar e que contribui também para manter um registo agradável para a leitura.
Ainda um outro aspecto a referir é a questão da empatia. Sendo este um ponto essencial no método da autora, é interessante notar que essa mesma empatia transparece na voz da própria autora. Todo o livro é construído quase como num diálogo com o leitor, num registo de quase proximidade em que é fácil reconhecer essa empatia. Isto leva a que a leitura seja não só interessante, mas também muito cativante.
A impressão que fica de tudo isto é, então, a de uma leitura agradável e cativante, a nível do registo, e muito interessante e completa a nível das ideias e métodos que apresenta. Um bom livro para saber mais sobre certas questões da linguagem corporal em geral, e do comportamento associado à mentira, em particular. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário