quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Contos Amizade

Nem todas as histórias de afectos dizem respeito ao amor. Também as relações de amizade, essa companheira constante - ou, pelo menos, mais constante - podem servir de base a uma história marcante. É, pois, a amizade o tema deste pequeno livro e a base que sobressai dos contos que o constituem.
O primeiro conto, Eu, Hannah "Esfomeada" Cassandra Glen, é da autoria de Norma Fox Mazer e conta a história de dois amigos que decidem ir a um funeral, porque isso significa que podem ir também ao lanche em casa da viúva. Cativante e bastante peculiar, este conto surpreende principalmente pelo contraste entre a quase leveza com que é narrado e as questões que, mesmo não sendo muito desenvolvidas, se insinuam no decurso da história.
Dá-me um Autógrafo?, de Marjorie Sharmat, apresenta uma jovem fã determinada a conseguir um autógrafo do artista que adora. Bastante simples no enredo e na escrita, este conto surpreende principalmente pela conclusão, em que a tal amizade acaba por se revelar, não só no elemento expectável, mas também numa acção curiosa.
Segue-se A Ceia, de Diane Duane. Aqui, um segredo escondido no Metro e uma nova amizade nascida desse segredo são o centro de uma história que, de aparente simplicidade, mas com a perfeita mistura de magia e inocência, cativa, comove e surpreende.
Por último, Humor Aviário, de Susan Beth Pfeffer, conta a história de uma rapariga que precisa de lidar com a morte do pai que a deixou um ano antes. Caricato e um pouco surreal, cria, em primeiro lugar, uma impressão de estranheza. Essa impressão, contudo, acaba por ser um bom reflexo dos sentimentos da protagonista, o que torna a leitura cativante.
Todos eles cativantes e com uma componente emotiva particularmente interessante, estes contos formam, assim, um conjunto interessante e bem conseguido. O resultado é uma leitura sempre agradável e, nalguns casos, realmente marcante. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário