sexta-feira, 5 de julho de 2013

Sedução (Bella Andre)

Charlie Gibson é um conhecido autor de livros eróticos, mas a sensualidade tem estado longe da sua vida, já que, pelos livros que escreve, as mulheres que tenta conhecer julgam-no um tarado. Mas tudo muda ao conhecer Candace Whitman. Candace quer iniciar-se na literatura erótica, mas tem encontrado muitos obstáculos no caminho. Por isso, ao chocar com Charlie numa convenção, ela sabe que tê-lo como mentor pode ser a oportunidade que lhe faltava. As coisas cedo se complicam, porém, quando o que era suposto ser um conjunto de lições profissionais se transforma em algo mais físico.
Dentro do que se espera de um romance deste género, a premissa é bastante interessante, havendo também alguns pontos positivos a tornar a leitura envolvente. O ponto forte está, sem dúvida, na ligação à escrita, e na forma como a história de Candace se reflecte no livro que está a escrever, mas também alguns pequenos momentos mais peculiares e o breve contexto das vidas passadas dos protagonistas conseguem ser bastante interessantes.
Mas também há alguns defeitos e o primeiro é a brevidade. Este é um livro pequeno, em que a história está toda ela centrada no erotismo. Tudo o mais - e até alguns dos momentos mais sensuais - acontece de forma apressada, deixando a sensação de que tanto o elemento romântico na sua totalidade como alguns episódios em particular ganhariam bastante com um maior desenvolvimento. Desenvolvimento que, estendido à caracterização das personagens, tornaria tudo mais interessante.
Além disso, também a escrita é bastante simples, sem grandes descrições e muito directa nos elementos eróticos, o que, mais uma vez, deixa a sensação de uma evolução demasiado básica, em que muito é deixado por explorar. É certo que a tradução também não ajuda, já que, mesmo sendo difícil encontrar equivalentes na língua portuguesa para certos termos, seria ainda assim possível optar por uma linguagem um pouco menos forte.
No balanço de tudo isto, fica a impressão de uma leitura que não deixa de ser agradável, principalmente devido a alguns bons momentos e a um bom conjunto de ideias, mas em que história e personagens poderiam dar origem a algo muito maior. E é isso, esse desenvolvimento, o que falta, no essencial, a este livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário