sexta-feira, 1 de março de 2013

Shiver - Um Amor Impossível (Maggie Stiefvater)

Quando era ainda uma criança, Grace foi atacada por lobos e, sem saber bem como, sobreviveu. A partir daí, os lobos tornaram-se na sua obsessão, e um deles em particular. Ao chegar o Inverno, a sua atenção desviava-se para a floresta, em busca daquele lobo que recordava e que, muitas vezes, via por perto. Mas, agora, passados alguns anos desde o ataque, Grace está prestes a descobrir que os lobos que tanto observa não são normais. Durante o Inverno, parecem ser uma alcateia igual a qualquer outra, mas a subida da temperatura transforma-os nos humanos que, em tempos, foram. E o seu lobo é muito mais que um lobo, como Grace terá oportunidade de descobrir, ao conhecer Sam na sua forma humana.
Tendo por base a já familiar premissa da história de amor entre uma humana e um ser sobrenatural, este não é propriamente um livro que surpreenda, no que diz respeito ao romance. Grace é humana, Sam é um lobisomem (ainda que diferente, em vários aspectos, da ideia comum que se tem desse tipo de ser) e isto implica, à partida, que há vários obstáculos entre ambos. Não surpreende, portanto, que grande parte do enredo se centre nos protagonistas, até porque são eles os narradores. 
Há, ainda assim, bastantes aspectos interessantes nesta história, a começar, desde logo, pela caracterização dos lobisomens. Longe da transformação associada à lua e da possibilidade de serem mortos por balas de prata, estes lobisomens distanciam-se do mito estabelecido, estando a sua transformação associada antes a diferenças de clima e a sua resistência bastante mais próxima da humana. Além disso, as divergências e os pontos comuns entre o lobo e o humano têm também as suas peculiaridades. Esta caracterização é, portanto, um dos pontos fortes do livro, já que desperta curiosidade. Ainda que, ao centrar a história nos dois protagonistas, o ambiente global da alcateia fique para segundo plano, deixando a impressão de que mais haveria a desenvolver neste aspecto.
Um outro ponto forte é a relação entre as personagens. Há uma vida para os protagonistas, além do que têm um com o outro, e questões como o passado de Sam, a família algo disfuncional de Grace e as amizades desta (com todos os problemas a elas associados) estão na base de alguns dos momentos mais emotivos da história. E também o romance entre Sam e Grace, apesar da sua previsibilidade, tem momentos muito bons, com a proximidade entre ambos e os obstáculos aparentemente intransponíveis a despertar empatia, criando situações marcantes.
Falta referir, por último, o estilo de escrita e a forma como a história é contada. Não há grandes elaborações a nível de linguagem, mas o enredo evolui com fluidez e as diferenças na forma de expressão de Grace e de Sam, reflectindo as suas emoções e pensamentos, criam uma agradável proximidade, compensando um pouco alguma falta de informação sobre as personagens secundárias.
Cativante e de leitura agradável, Shiver - Um Amor Impossível é, no essencial, uma história de amor, tendo, por isso, vários pontos em comum com outras do mesmo género. Mas a força dos momentos mais emotivos, a empatia que as personagens despertam e alguns aspectos inesperados na abordagem aos elementos ao sobrenatural compensam essa previsibilidade, mantendo a envolvência da história até ao fim. Uma boa leitura, portanto, e um início promissor. Gostei.

NOTA: Um grande obrigada à White_Lady, que me ofereceu este livro.

1 comentário:

  1. Ora essa! É bom ver que os livros que não gostei vão para boas casas e para pessoas que gostam deles. :)

    ResponderEliminar