quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O Inferno de Gabriel (Sylvain Reynard)

Gabriel Owen Emerson, também referido como O Professor, é um especialista em Dante e um homem de temperamento difícil. Arrogante, exigente, dominador, fácil de encolerizar e capaz de submeter às maiores humilhações quem o contraria, é tudo menos um indivíduo agradável. Mas tudo muda quando encontra Julia Mitchell. Frágil e insegura, a sua jovem aluna parece ter sido capaz de o irritar ao primeiro contacto, mas a verdade é que ela lhe recorda alguém. Como a imagem de luz que foi no seu passado negro, Julia parece despertar todos os instintos protectores - e uma irresistível atracção - n'O Professor. E, ainda que só ela o recorde, a verdade é que ambos têm um passado em comum e este não diz respeito apenas às cicatrizes com que ambos têm de viver...
Apesar de classificado como um romance erótico, este é um livro em que há muito mais para descobrir para lá das partes sensuais. Partes que, na verdade, não são assim tão frequentes ao longo do enredo, surgindo antes de forma gradual, acompanhando a evolução da história. O que mais sobressai é, de facto, o romance entre os protagonistas e a forma cativante como este é desenvolvido, partindo de uma quase aversão à primeira vista (principalmente da parte de Gabriel) e evoluindo no sentido de um sentimento forte e sólido, mais lúcido que idealizado, mas que se espera capaz de ultrapassar todas as barreiras.
Sendo o romance a parte central do enredo, é inevitável considerar a forma como os protagonistas são caracterizados e a capacidade de construir empatia, entre personagens e com o leitor. Este é outro dos pontos fortes deste livro. À primeira vista, Gabriel e Julia não podiam ser tão diferentes e é verdade que as primeiras características a surgir de ambos não são propriamente as qualidades. Mas é a forma como estas fragilidades se vão apresentando como base para uma natureza mais completa, construída sobre as marcas do passado mas também sobre as qualidades ocultas, o que torna a evolução do enredo tão cativante. Julia, a jovem insegura e vulnerável, compreensivelmente assustada ante as suas circunstâncias, floresce com as demonstrações de afecto e bondade, revelando as suas forças na forma como lidar com os fantasmas do passado - do seu e do de Gabriel. Já deste a primeira impressão constrói-se sobre os seus maiores defeitos, mas o enigma que, desde cedo, o torna fascinante revela a sua verdadeira natureza, à medida que os fantasmas da culpa e do remorso (e, sim, a história de pecados antigos) justificam a sua personalidade atormentada e defensiva.
Ainda um outro aspecto a referir é a criação de um paralelismo entre a relação de Gabriel e Julia com Dante e Beatriz, sendo a história destes últimos desenvolvida de forma cativante - nas palestras de Gabriel e na sua própria história - de modo a tornar mais forte o impacto do percurso dos protagonistas. Impacto que, nos momentos mais emotivos, é fortíssimo e que, segredos e indecisões à parte, cria uma relação riquíssima e comovente.
De referir, por último, que, ainda que o romance entre os protagonistas seja o enredo central, há também outras personagens e histórias a complementar essa parte do enredo. A vida de Gabriel e Julia não se resume à relação entre ambos e elementos como a vida familiar de Gabriel e Julia, com todos os afectos e fantasmas relativos a esses laços, completam uma história em que o amor é o centro, mas em que também a família e as verdadeiras amizades surgem como tesouros a preservar.
Cativante e comovente, este é, pois, um livro onde romance e sensualidade se conjugam com uma história de superação de culpas passadas, num enredo cheio de momentos emotivos e em que os protagonistas se revelam tão cativantes nas suas forças como nos defeitos e nas vulnerabilidades. Um romance intenso (e, por vezes, enternecedor) que não posso deixar de recomendar. Fantástico.

Sem comentários:

Enviar um comentário