quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Eu, Ela e os Vampiros (Carlos Rodrigues)

Um incidente numa visita de estudo faz com que Carlos e Diana se descubram no centro de uma estranha luta entre o bem e o mal. De um lado, está o sobrevivente da antiga batalha contra o Vampiro Supremo e o herdeiro das suas forças. Do outro, estão os seres que vivem dentro do corpo dos dois jovens e que, sob a orientação de Diametris, devem agora despertar os seus poderes para o novo combate. Para Carlos e Diana, tudo é muito estranho, mas não há tempo para assimilar a estranheza da situação. É preciso agir, antes que o vampiro retome os seus poderes, caso contrário o futuro do mundo pode estar comprometido...
O grande ponto fraco deste livro está no ritmo algo apressado do enredo. A narrativa centra-se na acção, deixando para segundo plano a contextualização quer das personagens, quer do como e dos porquês que movem os poderes em confito. O resultado é um início algo confuso, em que tudo parece acontecer demasiado depressa e sem explicações. Este é um aspecto que melhora com o evoluir da narrativa e com o crescimento na intensidade dos acontecimentos principais. Permanece, ainda assim, a impressão de que muito mais poderia ser dito a nível de contexto, mesmo tendo em conta que este é o primeiro volume de uma história maior.
Mas também há qualidades. Não há grandes fragilidades a nível de escrita, excluindo uma ou outra gralha e, muito ocasionalmente, uma frase mais confusa, e o estilo simples e sem elaborações mantém a envolvência do enredo mesmo na fase inicial de estranheza. Além disso, ao construir uma história em que a acção é uma constante, consegue-se também transmitir a desorientação dos protagonistas, empurrados bruscamente para um mundo que lhes é totalmente desconhecido.
Ainda que a caracterização das personagens não seja muito elaborada, há, ainda assim, pequenos aspectos interessantes. A natureza de Diametris e o que o diferencia dos seus pupilos são apenas algumas características que, ainda que abordadas de forma muito breve, têm bastante potencial. E se a forma como qualquer um deles apela aos seus poderes soa, por vezes, um pouco forçada, os poderes em si, com todo o tipo de feitos que podem exercer, têm muito de interessante para explorar.
Apesar de algumas fragilidades e de um início um pouco confuso, a impressão que fica é a de uma história muito simples e que deixa umas quantas perguntas sem resposta, mas que, mesmo nos momentos mais estranhos, consegue manter a envolvência. Leve e agradável, podia ter sido, talvez, uma história bastante mais complexa. Gostei de ler, ainda assim.

1 comentário:

  1. Boa Noite,

    Muito obrigado pela crítica à minha obra. Fiz questão de a partilhar na página oficial da mesma :)
    Convido-a a visitar o meu blogue (peço-lhe, desde já, alguma compreensão pela estrutura, mas ele encontra-se em remodelação.)
    Votos de boas leituras!

    ResponderEliminar