segunda-feira, 14 de maio de 2012

Rubix (Ana Rita Pereira)

Saltos temporais inexplicáveis e a impressão de que estão a ver coisas são os primeiros sinais que fazem com que Mariana e Cristóvão se apercebam de que algo de errado está a acontecer. Mas, antes mesmo que consigam encontrar uma explicação ou uma pista que lhes permita procurar resposta, os dois amigos que foram acampar com eles desapareceram e ambos vão parar a um mundo diferente. Aí, em Rubix, travam conhecimento com a rainha de um povo dividido e ficam a saber que só a intervenção de Mariana - cujas origens a marcam como escolhida - pode impedir que ambos os mundos sejam destruídos.
Bastante breve e tendo em vista um público jovem, esta é uma história relativamente simples, mas apresentada de forma cativante e com uma escrita agradável. Há, quer na história, quer nas personagens que a habitam, laivos de alguma inocência e de um quase idealismo que complementam as inevitáveis dúvidas da protagonista ao ver-se no centro da acção num cenário que lhe é completamente desconhecido. Há também alguns momentos particularmente interessantes a nível de cenário, principalmente a nível das construções associadas aos poderes de Mariana, e o enredo, relativamente simples e a fazer por lembrar, por momentos, o mundo de Narnia, tem também uma base bastante cativante.
Perde-se um pouco com a brevidade da história, principalmente porque fica a impressão de que bastante mais haveria por dizer. Tal como é, a leitura é cativante e a história é agradável, mas fica, em vários momentos, a impressão de que mais haveria para dizer, quer a nível da construção de Rubix, quer de explicações para o que está a acontecer. A resolução dos conflitos parece, por vezes, demasiado fácil, devido, talvez, à brevidade com que são descritos.
Trata-se, em suma, de uma história cativante, que poderia, talvez, ter sido mais desenvolvida, mas que apresenta uma ideia com bastante potencial e alguns elementos particularmente interessantes. Uma leitura agradável, portanto.

3 comentários:

  1. ola!!!!!

    adorei o teu blog e por isso ja sou membro! sera que podias
    fazer uma visitinha ao meu e aderires? obrigado ;-) bjs grandes

    ResponderEliminar
  2. Awn muito bacana seu blog viu? Parabéns!
    Continue assim! Já virei seguidora!
    Segue o meu tbm ;)
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    xoxo

    ResponderEliminar
  3. Bem... antes demais muito obrigada pela crítica... da próxima vez tentarei melhorar alguns dos aspectos mencionados. Fico feliz por ter gostado do livro em geral. É para estes momentos que eu escrevo.
    Mais uma vez, muito obrigada!

    Com os melhores cumprimentos,
    Ana Rita Pereira

    ResponderEliminar