sexta-feira, 25 de maio de 2012

Os Diários de Stefan: Origens


Aos dezassete anos e em plena Guerra Civil, a vida de Stefan Salvatore está prestes a mudar. Sempre obediente à vontade do pai, Stefan está prestes a assumir um compromisso com uma rapariga que não ama quando a misteriosa Katherine entra na sua vida. Mas, ao mesmo tempo que a jovem Katherine exerce o seu fascínio sobre Stefan e o irmão, misteriosos ataques preocupam a população de Mystic Falls. E quando a suspeita passa a ser de que estes ataques sejam de origem demoníaca, também o segredo de Katherine pode estar comprometido... e com ele o futuro dos irmãos Salvatore.
Algo que, desde logo, se evidencia neste livro é que, tendo como base a série Vampire Diaries, há no enredo algumas inconsistências relativamente aos livros que lhe deram origem, o que cria, inicialmente, alguma estranheza para quem leu os outros volumes. Isto porque as diferenças entre livro e série - e, portanto, entre os outros livros e este - são elementos bastante evidentes, como o período da vida humana de Stefan e Damon ou o próprio cenário dos acontecimentos.
Passada esta estranheza, contudo, e tendo em conta apenas a história deste livro, a leitura revela-se envolvente e interessante, com momentos muito bem conseguidos e uma história cativante. Ao narrar os acontecimentos do ponto de vista de Stefan, cria-se uma certa medida de empatia, principalmente quando o protagonista se encontra perante um dilema. Além disso, a caracterização de Damon pelos olhos de Stefan torna-se particularmente interessante pelo retrato de uma relação fraternal que diverge em muito da sua história posterior (e isto aplica-se tanto aos livros como à série).
Não há grandes elaborações a nível de escrita, mas o ritmo é agradável e a narração desenvolve-se com fluidez. Há alguns elementos que poderiam ter sido mais desenvolvidos, principalmente a nível de contextualização, mas não fica a impressão de que falte alguma coisa de essencial. Tanto a história como a escrita são relativamente simples, proporcionando uma leitura leve, mas cativante e com um interessante toque de emoção.
Uma história simples, mas envolvente, com personagens cativantes e de leitura agradável, este é um livro que funcionará particularmente bem como complemento à série televisiva, mas que não deixa de ser interessante, independentemente dos pontos de divergência, para quem leu os outros livros. Leve e cativante, uma leitura agradável.


Sem comentários:

Enviar um comentário