domingo, 20 de maio de 2012

Memórias de um Caçador de Vampiros (Ardo Antas)

A perda dos pais quando duas vampiras o escolheram para vítima e a consequente aprendizagem sob a tutela de Jimmy Storm fizeram do jovem Rick Chambers um caçador implacável. Para ele, e para a sociedade a que pertence, o confronto entre humanos e vampiros é uma guerra sem fim e é essa guerra que o leva a percorrer longas distâncias em busca das suas presas. Esta é a história das suas aventuras e de como, a cada nova missão, o jovem assustado que se transformou num caçador temível, sempre encontra algo novo para aprender - e uma dura prova a superar.
Algo que, desde o início, chama a atenção neste livro é a forma como, primeiro na sua história pessoal e depois na concretização das missões, a personalidade de Rick Chambers é apresentada como sempre cativante e constantemente em evolução. Se, da criança que subitamente se vê orfã ao caçador que percorre o país para pôr fim à existência dos vampiros, vai, a nível de força, uma distância considerável, também é certo que os pontos que criam empatia para com Rick nunca se perdem. É, aliás, curioso ver a forma como o protagonista parece querer distanciar-se de tudo o que seja sentimentalismo, sendo, ainda assim, evidente a sua capacidade de empatia e de compaixão. 
Trata-se, portanto, de um protagonista carismático para uma história envolvente e cheia de acção. Mas nem só de Rick vive a história e os aliados que encontra em cada uma das suas aventuras são elementos fulcrais para o seu sucesso. São também uma fonte de informação para o que é, afinal, um sistema bastante mais complexo do que parecia inicialmente. Os vampiros desta história são os clássicos predadores, com pouco ou nada de humano, mas as razões - e até mesmo as crenças - que os regem são bastante mais vastas do que a simples necessidade de alimento. O que me leva ao outro ponto forte deste livro, que é precisamente a forma como o autor cruza uma série de lendas e aspectos mitológicos, para criar um sistema bastante interessante para o mundo dos seus vampiros. Desde os mitos associados aos espelhos à possibilidade de ressuscitação de um vampiro destruído, há muito de interessante para descobrir neste sistema, o que justifica, em certa medida, a necessidade de sociedades secretas para combater um inimigo que é muito mais que um simples predador.
Cativante, com um bom protagonista e uma série de aventuras interessantes, Memórias de um Caçador de Vampiros apresenta uma história envolvente, desenvolvida a um ritmo agradável e com alguns elementos particularmente interessantes. Uma boa história, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário