sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A Última Batalha (C.S. Lewis)

Todos os mundos se encontram num fim. E, nos dias do fim de Narnia, seria um impostor a causar o caos. Uma ameaça tomou posse do reino na forma de um suposto regresso de Aslan para dar ordens que contradizem a sua natureza. Mas será ele, realmente? Bosques são derrubados, animais falantes são escravizados e Tirian, o rei, encontra-se subitamente numa situação complicada. A sua única esperança é que os mesmos heróis de outro mundo que anteriormente acorreram em auxílio de Narnia voltem a surgir na que parece ser a mais complicada batalha da sua história.
Envolvente e repleto de aventuras, tal como os volumes anteriores, há neste livro alguns elementos que o diferenciam. Antes de mais, o impacto mais global dos acontecimentos, que, apesar de decorrerem num espaço relativamente reduzido, acabam por afectar todo um mundo, faz com que o desenrolar da história se torne mais interessante, ganhando intensidade à medida que a gravidade das circunstâncias se torna clara. Circunstâncias que fazem também com que a história tome um rumo inesperado, indo muito para lá da batalha que dá título ao livro, para culminar num final bastante revelador sobre o que é Narnia e o que pretende representar.
Se havia já nos volumes anteriores algumas conotações religiosas que se iam insinuando com o decorrer da história, é, ainda assim, neste livro que elas mais se evidenciam. Neste aspecto, os capítulos finais são particularmente esclarecedores, numa conclusão impressionante (e magnificamente descrita) cujos paralelismos com a narrativa bíblica são bastante evidentes.
De referir, por último, o lado emocional que também se torna mais forte neste último livro. Parte da magia sempre esteve na empatia para com as personagens, mas é neste livro, com um rumo um pouco mais sombrio e a inevitável nostalgia de uma aventura que se aproxima do seu fim, que as personagens se tornam mais próximas. Além disso, o surgir de figuras que se tornaram familiares em livros anteriores deixa a sensação de um caminho que terminou - e que terminou em beleza.
Cativante, com as medidas certas de acção e aventura, mas também com uma história onde o mundo é tão importante como os eventos que nele decorrem, A Última Batalha é o final perfeito para a história de um lugar feito de uma magia muito especial. Impressionante.

Sem comentários:

Enviar um comentário