segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Tudo Se Perdoa Por Amor (Patricia Scanlan)

Debbie vai casar com o homem que ama e tudo deveria correr bem, certo? Talvez não. É que as suas relações com o pai foram de mal a pior desde o momento em que, quando ela era criança, o pai a deixou sozinha com a mãe e construiu outra família. Agora, Debbie não o quer no seu casamento, e muito menos à segunda mulher e à meia-irmã. Mas não é uma decisão assim tão fácil de impor... A mãe pensa que o passado já devia ter sido esquecido e que Debbie devia aproximar-se, senão do pai, pelo menos da irmã. E, no meio de tudo isto, a organização do casamento faz com que todos os pequenos atritos se tornem em grandes problemas, desde as implicações da chefe insuportável à arrogância da segunda mulher do pai.
Uma das coisas que primeiro cativa neste livro é o tom leve e divertido com que as diferentes situações são apresentadas. Os acontecimentos são próximos ao quotidiano de uma vida agitada, mas as situações caricatas e as peculiaridades das diferentes relações em jogo vêm fazer da história deste livro um conjunto de circunstâncias no mínimo curiosas. E tudo começa com a organização do que deveria ser uma data especial, mas que parece ser o centro de toda uma série de confusões.
Há todo um conjunto de personagens a interagir e cada uma delas tem elementos de carácter bastante vincados. Neste aspecto, a autora consegue, ao acompanhar os pontos de vista das diferentes personagens, criar uma visão interessante dos acontecimentos. Ninguém é exactamente o que parece e quem, para alguns, é uma figura detestável, tem, para outros, umas quantas qualidades redentoras. O que uns amam, outros odeiam e há várias ideias diferentes sobre a mesma personagem, principalmente dependendo do que cada um conhece sobre a vida da personagem em questão. Também isto contribui para o interesse da história e, entre as muitas peripécias que mantêm a leveza e a envolvência da narrativa, há, ainda assim, um toque de realismo que faz reflectir. Dos comportamentos mais odiosos aos pequenos actos de reconciliação, há, em muitas das personagens, e pondo de parte um ou outro exagero, algo de familiar. Do egoísmo aos pequenos sacrifícios, do amor à revolta, do sonho à desilusão... São, afinal de contas, elementos presentes na vida real, ainda que a autora os exagere um pouco, para proporcionar as situações divertidas da narrativa.
Não é uma história particularmente complexa, sendo de muitas pequenas coisas que se define o ritmo da narrativa. É, ainda assim, uma boa leitura para descontrair, agradável e divertida, e com uma interessante interacção entre as personagens que a povoam. Fica a curiosidade em ver que acontecimentos se seguirão nos próximos livros.

3 comentários:

  1. "Fica a curiosidade em ver que acontecimentos se seguirão nos próximos livros." Não percebi... o livro está dividido em volumes? Ou estás te a referir a livros que futuramente a escritora venha a escrever?

    ResponderEliminar
  2. O livro é o primeiro de uma série de três. Este é centrado nos preparativos e no casamento, mas ficam algumas coisas em aberto sobre as personagens que, imagino, só se resolverão nos próximos.

    ResponderEliminar
  3. Porreiro! Vai para a minha wishlist =D

    ResponderEliminar