quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Quando os Macacos se Apaixonam (George Stilwell)

Nem só entre os humanos se define o romantismo, a afeição e o comportamento social. Na verdade, há toda uma vastidão de comportamentos peculiares, quer no que toca à corte e acasalamento, como até a nível de convivência numa sociedade rigidamente hierarquizada. E é desses comportamentos que trata este livro. Dos rituais de acasalamento, da educação das crias, da interacção entre grupos e dentro do próprio grupo. Dos atentos, dos negligentes e dos capazes de sacrificar tudo pela sobrevivência da progénie. De toda uma diversidade de comportamentos, em suma, para toda uma diversidade de espécies.
Um dos aspectos que desde logo surpreende ao ler este livro é o tom envolvente e divertido com que o autor o construiu. Não sendo uma obra que aprofunde particularmente as complexidades associadas ao ciclo de vida das muitas espécies aqui abordadas, fica, antes, uma ideia geral de como são múltiplos e variados os tipos de comportamento no também vasto mundo animal. Na verdade, ao apresentar uma série de paralelismos entre o comportamento animal e várias acções (e modos de vida) inerentemente humanos, o autor apresenta uma perspectiva bastante interessante dos comportamentos em questão, ao mesmo tempo que, com um muito agradável toque de humor, torna a leitura mais leve e mais cativante.
Não são necessários grandes conhecimentos de biologia ou de ciências veterinárias para apreciar os temas desenvolvidos neste livro. A linguagem é simples e clara - e, mais uma vez, os paralelismos entre animal e homem ajudam muito neste aspecto - e os conceitos menos familiares são devidamente explicados. Além disso, ao ser nos comportamentos afectivos que se centra o livro, é fácil compreender aquilo se está a explicar - seja relativo ao mais conhecido dos grandes mamíferos, seja ao mais estranho dos insectos.
A impressão final desta leitura é, portanto, claramente positiva. De leitura cativante e num tom divertido, com bastante de interessante para descobrir, mas sem nunca se tornar demasiado elaborado ou maçador, Quando os Macacos se Apaixonam será uma boa leitura para os interessados nas peculiaridades do mundo animal. 

Sem comentários:

Enviar um comentário