sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Dormir Nu É Ecológico (Vanessa Farquharson)

Uma iniciativa ecológica por dia ao longo de um ano - que melhor desafio para provar que as pequenas coisas podem também ter um impacto a nível ambiental? Durante um ano, Vanessa Farquharson decidiu mudar a sua vida, um passo ecológico de cada vez, mantendo um blogue sobre os seus progressos nesse desafio. Este livro conta-nos a sua aventura, com os momentos de realização e as boas descobertas, mas também com as resoluções frustrantes, os momentos de cepticismo e os pequenos fracassos.
Um dos pontos mais curiosos deste livro é o facto de, ao mesmo tempo que a autora tenta melhorar o impacto das suas acções no ambiente, haver também uma série de preconceitos que, aos poucos, vão sendo quebrados, ao participar em iniciativas ecológicas colectivas e ao conviver com as pessoas associadas a essas acções. Assim, o que parece começar em parte com um desafio mais para provar a si mesma que é possível ser-se ecológico sem exageros acaba por se tornar numa iniciativa que deixará marcas depois de terminado o ano do desafio. Na verdade, é possível ver uma evolução na atitude, nos gestos e até na forma de pensar, à medida que a descrição do ano avança - mesmo tendo em conta os altos e baixos da consciência ecológica.
Há um lado bastante pessoal na forma como a autora apresenta as suas experiências. Pequenos elementos da sua vida privada são revelados ao longo do texto, também estes reveladores da forma como as mudanças implementadas pela autora acabam também por influenciar o mundo em seu redor. Além disso, este toque pessoal acaba por tornar mais fácil imaginar a aventura da autora, já que as dúvidas e dificuldades não são deixadas por contar. Os pontos de vista apresentados são bem definidos e (também) bastante pessoais, sendo sempre possível encontrar alguns pontos de discordância: ainda assim, a forma directa e, por vezes, divertida como a autora os expressa contribui para que a leitura se mantenha cativante.
Crónica de um desafio interessante e, ao mesmo tempo, cativante abordagem ao impacto ambiental das pequenas coisas, a impressão final que fica deste livro é a de uma leitura envolvente em que, para lá do relato de uma experiência pessoal, há bastante de interessante para descobrir no que toca à ecologia. Gostei de ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário