domingo, 18 de dezembro de 2011

Tu És o Meu Coração (Alan Lazar)

Esta é a história de Nelson, um sobrevivente. A história de um cachorrinho que, de aventura em aventura, perdeu e recuperou muito do que julgava seu sem perder a força para persistir e o muito amor que tinha para dar. Desde os dias felizes junto da mãe ao tempo passado numa loja de animais com um dono desagradável, e depois para a descoberta do seu Grande Amor (a primeira dona), seguida de um desaparecimento repleto de aventuras e de novos conhecimentos. Esta é uma história de afecto, de ternura e, principalmente, de lealdade... canina.
Algo que, por vezes, acontece nos livros sobre cães - principalmente, quando são histórias verídicas - é que a história não é tanto a do cão, mas a do dono e do que faz com o cão, para o cão ou pelo cão. É, por isso, curioso encontrar um romance como este, em que o cão é, em todos os aspectos, o protagonista. Não só Nelson é a figura principal dos acontecimentos como muitos desses mesmos acontecimentos são vistos da sua perspectiva. E é isso que torna este livro diferente: as experiências do cão são desenvolvidas do ponto de vista de um cão, com cheiros, interacções e brincadeiras apresentadas segundo o que significam para Nelson - e não para os que com ele convivem.
Se esta forma de construir a narrativa torna a leitura um pouco mais pausada, principalmente devido à quase total ausência de diálogo, também faz, por outro lado, com que a empatia para com o cão seja mais forte. E não só pelas experiências do cão, mas pelas suas percepções das pessoas - e dos animais! - com quem vive. O amor de Katey, mas a progressiva destruição do seu casamento, a doença do velho, a ternura por Lucy, a complexa hierarquia dos lobos... Tudo isto é desenvolvido do ponto de vista de um cãozinho persistente, mas em dificuldades, e a visão global é terna e marcante.
Cativante, ainda que com um ritmo um pouco lento, este é, portanto, um livro que marca sobretudo pela ternura que transparece do longo e duro percurso do pequeno Nelson, bem como pela sua lealdade inabalável. Terno e marcante, uma boa leitura para quem gosta de animais.

1 comentário:

  1. Que curioso..acho que com a excepçao dos livros da minha infancia nunca li nenhum que tivesse um animal como protagonista.

    ResponderEliminar