segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Momentos 100tidos (Nuno Marques)

Bastante pessoal e evocando imagens bastante interessantes, transparece, na essência, deste conjunto de poemas a força dos sentimentos. Da simplicidade com que o sujeito poético evoca as suas emoções a uma visão do mundo muito particular, passando pelas experiências, pelas ânsias e pelas esperanças, há uma relativa diversidade temática ao longo deste livro, mas também um ponto de união: tudo é sentimento. Tudo é o sentimento do autor.
Com uma escrita aparentemente simples, mas construindo algumas imagens surpreendentes, há na poesia do autor uma liberdade que transparece numa estrutura que se define ao ritmo do conteúdo. Raramente há rima e a métrica varia consoante o ritmo que a mensagem impõe. Porque é, afinal, a mensagem que marca, as reflexões e as emoções que transparecem em cada poema.
Há uma certa melancolia em vários dos poemas deste livro, mas há também uma esperança que se insinua. Visões de afectos, de lutas pessoais, de crescimento, de um olhar perante o mundo. Há um sujeito poético que quase se define como protagonista, mas sem anular a diversidade de temas e de formas de viver cada momento. Unidade e diversidade, portanto, num livro breve, mas onde vários poemas deixam a sua marca.
Feito essencialmente de emoções, é para o leitor que se identifique com estes sentimentos que este livro será mais marcante. Há, ainda assim, bastante de interessante para descobrir em cada poema, quer pela forma como algumas imagens são evocadas, quer pela relação que diferentes temas podem construir com um mesmo complexo indivíduo. E é isto que mais cativa neste livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário