quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Contos Fantásticos

É o fantástico o tema comum aos três contos que constituem este pequeno livro. Escritos por autores com estilos muito diferentes, é precisamente a diversidade de temas e abordagens - mesmo que, nalguns casos, a temática não seja propriamente desconhecida - o que mais marca deste pequeno livro.
Amor Diabólico, de Elizabeth Bowen, fala de uma mulher que regressa a casa para encontrar à sua espera uma carta em recordação de uma promessa antiga. Deste conto, destaca-se a escrita cativante, mas deliberadamente ambígua, ainda que, consequentemente, fiquem muitas perguntas sem resposta.
A Garra do Macaco, de William W. Jacobs apresenta uma garra de macaco capaz de oferecer três desejos ao seu detentor, mas realizando-os de uma forma algo diferente da que este imaginara. Não é uma ideia particularmente nova, mas, apesar disso, a escrita cativante faz deste conto uma leitura agradável.
Por último, O Quarto das Tapeçarias, de Walter Scott, trata de um encontro entre amigos e de uma noite passada num quarto assombrado. Envolvente, ainda que pausado, um conto com uma ideia essencial bastante interessante e uma boa visão sobre como o medo se insinua mesmo no coração dos mais corajosos.
Não havendo, destes três contos, nenhum que se destacasse em particular, o balanço é, ainda assim, positivo. Histórias relativamente simples, mas cativantes e bem escritas fazem com que este livro, não sendo particularmente surpreendente, seja, apesar disso, uma boa leitura. Gostei, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário