terça-feira, 6 de setembro de 2011

Novidade Esfera dos Livros

A Minha Sala de Aula é uma Trincheira. 10 Mitos sobre os professores é um livro que conta historias surpreendentes de professores, como o Jonas que trabalhou até ao último dia da sua vida com um cancro na língua, depois de várias juntas médicas e recusas de reforma, da Elisa que nunca mais ficou de costas para os alunos porque numa aula, o seu rabo foi fotografo através de um telemóvel de um aluno, num dia em que levava uma saia um pouco transparente, as fotografias foram espalhadas pela escola e internet, todas identificadas como “O cu da Elisa”, ou da professora Acácia que sai das aulas de física com os cabelos cheios de bolas de papel atiradas pelos alunos.
Conta também histórias de alunos como a de Ondina que é ameaçada de morte por um grupo de alunas, do Ilídio que se atira ao rio por estar farto de ser agredido pelos seus colegas ou do Eurico, de 12 anos, que ouvia insultos diariamente na escola. Por causa dos tratamentos oncológicos o rapaz ouvia mal e por isso chamavam-lhe “surdo”, como não usava os balneários da escola chamavam-lhe “porco”. Eurico que estava a combater a doença oncológica, desde os seis anos, começou a entrar em depressão com a situação que se vivia na escola.
Este livro ajuda a desconstruir mitos formados sobre a profissão de professores. É importante perceber que, hoje em dia, os professores não estão sempre de férias, que não se preocupam com os alunos, que faltam quando querem e que não sabem educar. Perceba junta da autora como podemos ajudar a tornar a educação num dos pilares mais fundamentais da nossa sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário